You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101415
Title: 
Trabalho de teleatendente: proposta de um protocolo de avaliação ergonômica
Author(s): 
Bormio, Mariana Falcão
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Um dos setores que mais crescem mundialmente e o de serviços relacionados ao teleatendimento. A importância de tal crescimento é tamanha, que em 2007 o Ministério do Trabalho e Emprego Brasileiro criou um segundo anexo para a Norma Regulamentadora - NR 17, que enfoca o tema ergonomia, no qual define parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento / telemarketing nas suas diversas modalidades de serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente. Em contramão ao contexto apresentado, pode-se dizer que são poucos os estudos relacionados ao tema no Brasil, sendo que os poucos existentes apresentam-se restritos a um tipo de enfoque, sendo os mais comuns os de caráter antropométrico ou psicológico. Assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar o ambiente de callcenter, especificamente o teleatendente, de maneira a desenvolver um método de avaliação ergonômica, capaz de realizar diagnósticos a respeito da interface atividade, o posto de trabalho (mobiliário e ambiente) e o trabalhador. Entende-se que a geração de dados possibilita o fornecimento de diretrizes para ações preventivas e corretivas, que busquem a criação de condições de segurança, saúde e satisfação para o trabalhador e consequente melhora e aumento da produtividade. Entre suas aplicações focou-se a elaboração de laudos técnicos e o ergodesign de mobiliários, ferramentas e ambientes de trabalho
  • One of the fastest growing sectors worldwide is from services related to telemarketing. The importance of this whole context is such that in 2007 the Ministry of Brasilian Labor and Employment created a second attachment to Norm - NR 17, which focuses on the theme of ergonomics, which defines the minimum-standards for working in telemarketing activities on different forms of service, to provide maximum confort, health, safety and efficient performance. In the presented opposite context can be said that there are few studies relted to the subject in Brazil, and the few existing features is restricted to one type of approach, the most common being the antropometric or psychological. This was aimed to investigate the call center environment, specifically the teleatendent in order to develop a method for ergonomic evaluation, able to perform diagnostics interface with respectto the generation of data enables the provision of guidelines for preventive and corrective actions, which seek to create conditions of safety, health and satisfaction for the worker and consequent improvement and increased productivity. Among its applications focused on the preparation of technical reports and ergodesign furnishings, tools and work environments
Issue Date: 
18-Dec-2012
Citation: 
BORMIO, Mariana Falcão. Trabalho de teleatendente: proposta de um protocolo de avaliação ergonômica. 2012. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
Time Duration: 
209 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Ergonomia
  • Vendas por telefone
  • Telemarketing
  • Segurança do trabalho
  • Conforto humano
  • Ambiente de trabalho
  • Human engineering
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/101415
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.