Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102471
- Title:
- O professor iniciante: seu trabalho com o texto
- Martins, Silvane Aparecida de Freitas
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Ancorada em contribuições de diferentes correntes da lingüística moderna, esta investigação teve por objetivo verificar como ocorriam as aulas de língua materna do professor iniciante, visando a subsidiar o seu fazer pedagógico, bem como levá-lo a refletir sobre sua própria prática. Considerando a natureza do objeto, optou-se pela pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação e com o auxílio de alguns procedimentos pertinentes ao estudo de caso. O primeiro item analisado foi sobre a formação profissional dos sujeitos da pesquisa, oportunidade em que se pode constatar, por meio de seus relatos, que elas sentiam inseguranças e medo, no que se refere ao seu fazer pedagógico, em decorrência das lacunas da graduação. Em seguida, por meio de relatórios das professoras, analisou-se suas concepções de linguagem e de ensino de língua materna, oportunidade que se pode observar que, no início da investigação, algumas demonstraram uma forte tendência a desenvolver um ensino tradicional apegadas ao ensino de gramática nos moldes tradicionais; outras, no entanto, desde o início, já se apresentaram acessíveis a desenvolver um ensino de língua materna mais inovador. No decorrer da pesquisa-ação, constatou-se um movimento gradativo na formação e na ação dessas professoras: se no início, elas se mostravam inseguras, muito presas ao livro didático e apresentando poucos trabalhos com o texto em sala de aula...
- Anchored in the contributions provided by modern linguistic trend, this investigation had as a veryfiing how de classes og mother thongue beginnig teacher take place, aiming to support their pedagogical pratice, as well as make them find their way to reflect their own practice.Concerning the nature of the object, we chose the qualitative research, developed by means of a research-acion and with the help of some of the procedure concerning the case study. As for the data coletinf, different techniques were adopted, such as the direct observation (systematic and participant), the applying of questionnaires and the accomplishment of fortnightly meetings with the subjects of the research - four beginning teachers. The first analysed item was about the subjects of the research, opportunity in which could veify, through their narratives, that felt insecurities end fears, concerning their pedagogical practice, due to the graduation insuffices. Afterwards, by means of the recordings of the teachers, we have analysed their language and mother tongue teaching concepts, when we could notice that, at the investigation, some showed a strong tendency to develop a tradicional teaching, attached as they were to the grammar teaching in the traditional frame; others, however, since the beginning, have presented accessibility to develop a more interactive approach to mother tongue teaching though the research-action, though. Meanwhilw the research-action, we verified a gradual movement in the formative aspect of these teachers action; if, at the beginning, they showed insecurity... (Complete abstract, click electronic access below)
- 10-Dec-2002
- MARTINS, Silvane Aparecida de Freitas. O professor iniciante: seu trabalho com o texto. 2002. 261 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002.
- 261 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Lingua materna - estudo e educação
- Linguagem e educação
- Professores - Formação
- Language
- Teaching of the mother tongue
- Learning
- Beginning teacher
- Text
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102471
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.