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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10562
Title: 
O ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação à distância do bibliotecário
Other Titles: 
The teaching of indexing policy procedures in the perspective of organizational knowledge: a proposal of a program for distance education for librarians
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-9936
Abstract: 
  • A política de indexação deve ser constituída de estratégias que permitam o alcance dos objetivos de recuperação do sistema de informação. O indexador tem a função primordial de compreender o documento ao realizar uma análise conceitual que represente adequadamente seu conteúdo. Utilizando a leitura como evento social/protocolo verbal em grupo, nosso objetivo é contribuir com a literatura sobre política de indexação e apresentar propostas de ensino de política de indexação direcionadas a alunos de graduação e pós-graduação, além de uma experiência de educação à distância com vistas à formação do bibliotecário em serviço. Os resultados obtidos demonstraram que a metodologia pode ser utilizada por sistemas de informação para que se tenha acesso ao conhecimento do indexador. Conclui que o indexador deve ser o alvo de investimento dos sistemas de informação e sugere aos sistemas de informação que a experiência do indexador também seja utilizada como parâmetro para política de indexação.
  • The indexing policy must be formed by strategies that allow the achievement of the information retrieval system goals. The basic function of the indexer is to understand the document making a conceptual analysis that represents its content appropriately. Using the reading practice as a social event/verbal protocol in groups, the aim of this paper is to contribute with the literature on indexing policy, and to present proposals of teaching indexing policy to the graduation and post-graduation students, besides an experience of distance education aiming at the librarian education on service. The outcome demonstrated that the methodology may be used by information systems in order to access the knowledge of the indexer. The conclusion is that the indexer must be the investment target of the information systems, and to the latter it is suggested that the experience of the indexer should also be used as parameter for indexing policy.
Issue Date: 
1-Apr-2006
Citation: 
Perspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 11, n. 1, p. 48-67, 2006.
Time Duration: 
48-67
Publisher: 
Escola de Ciência da Informação da UFMG
Keywords: 
  • Política de indexação
  • Indexador
  • Manual de indexação
  • Sistema de recuperação da informação
  • Leitura como evento social
  • Conhecimento organizacional
  • Prática de ensino de política de indexação
  • Educação à distância
  • Indexing policy
  • Indexer
  • Indexing manual
  • Information retrieval system
  • Reading as social event
  • Organizational knowledge
  • Practice of education in indexing policy
  • Distance education
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362006000100005
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/10562
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/10562
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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