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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10614
Title: 
Análise da produção científica nacional fonoaudiológica acerca da linguagem escrita
Other Titles: 
Analysis of the speech and language national scientific production on written language
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Universidade Tuiuti do Paraná
  • Universidade Católica de São Paulo
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-5687
Abstract: 
  • TEMA: a produção científica nacional sobre a linguagem escrita no âmbito da Fonoaudiologia. OBJETIVO: analisar parte da produção fonoaudiológica brasileira acerca da linguagem escrita, entre os anos de 1980 a 2004, levando em conta o período da publicação; a distribuição de freqüência por período; os tipos de publicações; as sub-temáticas abordadas e a autoria. MÉTODO: a pesquisa de caráter documental configurou a opção metodológica selecionada para a realização desse estudo. Foram analisados livros, capítulos de livros e artigos publicados em sete periódicos nacionais de Fonoaudiologia (1980 a 2004). RESULTADOS: as produções científicas em torno da linguagem escrita, no período considerado, perfazem um total de 236 publicações. Desse total, 3,39% foram publicadas na década de 1980; 44,1% na década de 1990; e 52,5% durante o período de 2000-2004. Quanto ao tipo das publicações, 18,5% foram publicadas em forma de livro, 39% de capítulo de livro e 42,5% de artigo em periódico. Quanto à autoria das publicações, 42 autores (76,36%), são vinculados a instituições de ensino superior, como docentes ou discentes, com maior concentração no Estado de São Paulo e menor no Rio de Janeiro. As produções analisadas versaram sobre cinco sub-temáticas: distúrbios de linguagem escrita (52%); processo de apropriação da linguagem escrita (23,5%); surdez e linguagem escrita (8,90%); alterações neurológicas e linguagem escrita (8,22%) e escola e linguagem escrita (7,53%). CONCLUSÃO: a pesquisa permitiu recuperar parte da memória acerca da construção de um campo de atuação e de conhecimento da área fonoaudiológica: a linguagem escrita. O ascendente crescimento de publicações em torno dessa temática aponta para o implemento de pesquisas nesse campo da Fonoaudiologia e, portanto, a pertinência de estudos que objetivem analisar os rumos da produção científica relativa ao mesmo.
  • BACKGROUND: national scientific production on written language in the scope of the Speech-Language and Hearing Sciences. AIM: to analyze part of the production of the Brazilian Speech-Language and Hearing Sciences on written language, between the years of 1980 and 2004, considering the following: publication period; distribution per period; types of publication; themes; and authorship. METHOD: this research was developed through the selection and analysis of documents, such as; books, book chapters, and scientific articles published in seven national journals of the Speech-Language and Hearing Sciences (1980 to 2004). RESULTS: scientific written production found in the studied period consisted of 236 publications. From this total, 3.39% were published during the 80s; 44.1% during the 90s; and 52.5% during the period of 2000-2004. Regarding the type of publication, 18.5% of the scientific production was published as books, 39% as book chapters and 42.5% as research articles. Considering authorship, 42 authors (76.36%) are entailed to institutions of higher education, either as professors or as students, with a higher concentration in the State of São Paulo and a lower concentration in the State of Rio de Janeiro. Overall, the analyzed written productions considered five themes: Written language disorders (52%); Written language appropriation process (23.5%); Written language and deafness (8.90%); Written language and neurological disorders (8.22%) and Written language and school (7.53%). CONCLUSION: this research recovered part of the scientific production on written language in the field of the Speech-Language and Hearing Sciences. The increase of publications on this theme suggests an improvement of the researches in the field of the Speech-Language and Hearing Sciences and, therefore, points to the importance of studies that analyze trends in our scientific production.
Issue Date: 
1-Sep-2007
Citation: 
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 19, n. 3, p. 249-258, 2007.
Time Duration: 
249-258
Publisher: 
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
Keywords: 
  • Indicadores de Produção Científica
  • Estudos de Linguagem
  • Pesquisa
  • Scientific Production Indicators
  • Language Studies
  • Research
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872007000300003
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/10614
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/10614
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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