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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10634
Title: 
Revisão por pares na Revista Brasileira de Educação Especial
Other Titles: 
Peer review in Brazilian Journal of Special Education
Author(s): 
Omote, Sadao
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-6538
Abstract: 
  • O artigo discute algumas questões relativas ao procedimento de revisão por pares na avaliação de originais submetidos a um periódico. Essa avaliação é aceita como necessária para assegurar a qualidade científica de artigos publicados, já que a integridade da literatura especializada é considerada essencial para o desenvolvimento da ciência. Entretanto, há críticas à revisão por pares, incluindo o longo tempo decorrido entre a entrega dos originais e a publicação, o tempo e a energia despendidos pelos autores e revisores, a subjetividade na avaliação e outros problemas que podem introduzir vieses na área. A Revista Brasileira de Educação Especial, que adota a avaliação cega por pares, tem-se mostrado relativamente versátil. O tempo médio entre o recebimento dos originais e o aceite final, depois de passar pela revisão por pares e conseqüente ajuste por parte dos autores, é de cerca de cinco meses e meio. Na literatura especializada, encontram-se sugestões como a eliminação de avaliação e publicação de todos os textos submetidos, em meios eletrônicos, menos onerosos e mais versáteis, deixando que os próprios leitores façam a sua avaliação. A análise procedida conclui que a revisão por pares é necessária. Aponta a necessidade de se realizarem discussões sobre a própria avaliação, para que se desenvolvam procedimentos mais eficientes de controle de qualidade das publicações. Sugere que a avaliação efetiva é feita pela própria comunidade acadêmica, após a publicação, mediante reconhecimento coletivo do valor científico da publicação, na forma de impacto que pode causar sobre novas investigações e construção do conhecimento na área.
  • The article discusses some issues relating to peer review in the evaluation of papers submitted to a scientific journal. Such evaluation is accepted as necessary to assure the scientific quality of published articles, since the integrity of specialized literature is considered essential for science development. However, there are criticisms toward peer review, including long elapsed time between papers' submission and their publication, the time and energy spent by authors and reviewers, the subjectivity in evaluation and other problems that can introduce bias in the area. The Brazilian Journal of Special Education adopts blind review and has been quick to perform evaluation procedure. The mean time elapsed between receipt of manuscripts, passing by peer revision, consequent adjustment by authors and final acceptance, is about five and half months. In the specialized literature, there are suggestions like the elimination of evaluation and the publication of all submitted texts in electronic means, which is less expensive and more versatile than print, allowing readers to make their own evaluation. The analysis performed concludes that peer review is necessary. It points out the need to promote discussions about its own evaluation process, in order to develop more efficient procedures of quality control of articles published. It suggests that the effective evaluation is made by the scientific community, after the publication, by means of collective recognition of scientific value of the publication, through the impact it may cause on new investigations and knowledge construction in the area.
Issue Date: 
1-Dec-2005
Citation: 
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 11, n. 3, p. 323-334, 2005.
Time Duration: 
323-334
Publisher: 
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Keywords: 
  • Educação Especial
  • disseminação da informação
  • revisão por pares
  • Special Education
  • information dissemination
  • peer review
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382005000300002
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/10634
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/10634
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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