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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10775
Title: 
Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Other Titles: 
Fine motor, sensory and perceptive function of students with attention deficit disorder with hyperactivity
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2179-6491
Abstract: 
  • OBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares.
  • PURPOSE: To characterize and compare the fine motor, sensory and perceptive functions of students with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity (ADHD) and students with good academic performance, without behavior alteration. METHODS: Participants were 22 male students from Elementary School distributed into: GI - 11 children with ADHD; and GII - 11 students with good academic performance and no behavior alteration. Students were submitted to the Protocol for Evaluation of Fine Motor, Sensory and Perceptual Function, and to the Dysgraphia Scale. RESULTS: There were differences between GI and GII in tasks concerning fine motor function, sensory function, and perceptual function, with lower performance from GI. All students in GI presented dysgraphia. CONCLUSION: Students with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity present lower performance regarding fine motor, sensory and perception functions in relation to students with good academic performance. These difficulties can cause significant impact on academic performance, impairing the development of written language and causing dysgraphia in these students.
Issue Date: 
1-Dec-2011
Citation: 
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 351-357, 2011.
Time Duration: 
351-357
Publisher: 
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Keywords: 
  • Destreza motora
  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
  • Aprendizagem
  • Avaliação
  • Escrita manual
  • Motor skills
  • Attention deficit disorder with hyperactivity
  • Learning
  • Evaluation
  • Handwriting
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/10775
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/10775
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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