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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/11527
Title: 
Conhecimentos, atitudes e práticas dos médicos pediatras quanto ao desenvolvimento da comunicação oral
Other Titles: 
Knowledge, attitudes and practices of pediatricians regarding the development of oral communication
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de São Paulo (USP)
ISSN: 
1516-1846
Abstract: 
  • OBJETIVO: investigar os conhecimentos e as atitudes práticas de pediatras em relação à comunicação oral de crianças. MÉTODOS: foram entrevistados 79 pediatras por meio de questionário específico. O conteúdo do questionário buscava informações sobre o profissional, conhecimento das etapas do desenvolvimento da comunicação infantil, sua conduta frente a alguma queixa de suspeita de alterações da comunicação, encaminhamentos profissionais e o método utilizado como avaliação destas crianças. Os questionários foram entregues pessoalmente e respondidos manualmente pelos médicos. RESULTADOS: a maioria dos pediatras entrevistados tem conhecimento, embora básico, das alterações da comunicação infantil e o desenvolvimento da linguagem. Porém, muitos pediatras desconhecem a real atuação do fonoaudiólogo. Além disso, embora haja uma preocupação com a idade da criança falar corretamente, os médicos não realizam o encaminhamento no período adequado. CONCLUSÃO: este estudo mostra a importância da divulgação do trabalho fonoaudiológico em outros meios que não os restritos a ambientes acadêmico, científico ou clínico apenas frequentado por fonoaudiólogos, mas também por profissionais da área médica.
  • PURPOSE: to investigate the knowledge, attitudes and practices of pediatricians regarding the development of oral communication in children. METHODS: a total of 79 pediatricians answered a specific questionnaire. This questionnaire searched information about the professional, professional knowledge of the stages of the children communication development, the behavior before some complaint of communication disorders, referring and method used for evaluating these children. The questionnaires were delivered personally and answered manually by the doctors. RESULTS: most interviewed pediatricians have knowledge, though basic, on some language disorders. However, many pediatricians are not aware on the role played by speech pathologists. Moreover, even though there is concern on the correct speech of children, pediatricians do not refer them at adequate time. CONCLUSION: this study shows the importance to publish the role of speech pathologists not only in academic, scientific or clinical environments attended by speech pathologists, but also in the working places of medical professionals.
Issue Date: 
1-Jan-2009
Citation: 
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 11, p. 267-273, 2009.
Time Duration: 
267-273
Publisher: 
CEFAC Saúde e Educação
Keywords: 
  • Pediatria
  • Linguagem
  • Criança
  • Pediatrics
  • Child Language
  • Children
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000600017
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/11527
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/11527
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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