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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/17622
Title: 
Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica
Other Titles: 
  • Limitaciones del paradigma hegemónico científico en el acogimiento del sufrimiento psíquico en la atención primaria
  • Limitations of the hegemonic scientific paradigm for dealing with mental distress at primary healthcare units
Author(s): 
Institution: 
  • Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu Equipe de Matriciamento em Saúde Mental
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1414-3283
Abstract: 
  • O problema que motivou a realização do presente trabalho foi a dificuldade em se acolher o sofrimento psíquico nas unidades de atenção básica. Neste trabalho, investigamos se esta dificuldade se deve à inadequação epistemológica do paradigma hegemônico. Realizamos uma revisão de literatura e analisamos a utilização do termo paradigma na produção científica brasileira recente. Após busca pelas palavras-chave paradigma e medicina e seleção prévia, foram escolhidos 17 textos. A análise foi feita em duas etapas: análise linguística e levantamento da temática emergente. Levantamos as cinquenta palavras mais frequentes e as agrupamos em comunidades de coocorrência, utilizando o algoritmo de Clauset. Os textos discutiam as ideias de Kuhn e trouxeram tanto experiências inovadoras já implantadas em unidades de saúde quanto exemplos de mudanças curriculares nos cursos de medicina. A promoção da saúde aparece como um novo e promissor paradigma para a saúde.
  • El problema que motivó este trabajo fue la dificultad para aceptar el sufrimiento psíquico en las unidades de atención primaria. Este trabajo investiga si esta dificultad se debe a la inadecuación epistemológica del paradigma hegemónico. Se realizó una revisión de la literatura y fue analizado el uso del término paradigma en la producción científica brasileña. Después de buscar las palabras paradigma y medicina y selección previa, combinadas con la selección anterior, 17 textos fueron seleccionados. El análisis se realizó en etapas: análisis linguístico y una revisión de los temas emergentes. Determinamos las 50 palabras más frecuentes y las agrupamos en comunidades de co-ocurrencia con el algoritmo de Clauset. Los textosdiscutían las ideas de Kuhn frayendo experiencias innovadoras implementadas en unidades de salud y los cambios en los cursos de medicina. La promoción de la salud aparece como un paradigma prometedor para la salud.
  • The problem that motivated the present study was the difficulty in dealing with mental distress at primary healthcare units. In this study, we investigated whether this difficulty was due to epistemological deficiencies of the hegemonic paradigm. We reviewed the literature and analyzed the use of the term paradigm in recent Brazilian scientific articles. After searching using the keywords paradigm and medicine and making a preselection, 17 texts were chosen. The analysis was done in two stages: linguistic analysis and surveying of emerging themes. We surveyed the fifty most commonly used words and grouped them into communities of co-occurrence using the Clauset algorithm. The texts discussed Kuhn's ideas and presented innovative experiences already implemented in healthcare units and examples of curricular changes in medicine courses. Health promotion appeared as a new and promising paradigm for healthcare.
Issue Date: 
1-Sep-2012
Citation: 
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 42, p. 779-792, 2012.
Time Duration: 
779-792
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Paradigma
  • Medicina
  • Sofrimento psíquico
  • Atenção primária à saúde
  • Promoção da saúde
  • Paradigma
  • Medicina
  • Sufrimiento psíquico
  • Atención primaria de salud
  • Promoción de la salud
  • Paradigm
  • Medicine
  • Mental distress
  • Primary care
  • Health promotion
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300015
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/17622
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/17622
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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