Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/20803
Título: 
Teoria da Formação e Avaliação no currículo de Educação Física
Título alternativo: 
Formation Theory and Evaluation in Physical Education Curriculum
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1980-6574
Resumo: 
  • Having as reference the curricular proposals that composed the new directives for Formation of Professors for the Basic Education, Full Licence in Brazil, it was aimed to analyze in the pedagogic project of a Physical Education Licence course, the professional profile proposed, the conceptual orientation adopted (curriculum model) as well the evaluation proposed in the curriculum. These results obtained from the descriptive study have contemplated documental source and content analysis approach, utilizing as basis for discussion of the results the formation theory. Among the most significant data it was established that, the presented professor profile must consider an Academic, Technological, Practical and Socio-Reconstructionist orientation, detaching during the evaluation process a high skill level in Academic Orientation, as well remarking that the evaluation is presented as a great gap in the pedagogic project.
  • Tendo como referência as propostas curriculares que instituíram as novas diretrizes para a Formação de Professores de Educação Básica, licenciatura plena, no Brasil, objetivou-se analisar no projeto pedagógico de um curso de Licenciatura em Educação Física o perfil profissional proposto, a orientação conceptual adotada (modelo curricular), bem como a avaliação proposta no âmbito do currículo. Os resultados desse estudo descritivo contemplaram fonte documental e análise de conteúdo, utilizando como fundamento para a discussão dos resultados a teoria da formação. Entre os dados mais significativos constatou-se que o perfil profissional de professor apresentado segue uma orientação Acadêmica, Tecnológica, Prática e Sócio-Reconstrucionista, apontando no processo de avaliação o domínio da orientação Acadêmica, bem como assinalando que a avaliação aparece como a grande lacuna no projeto pedagógico.
Data de publicação: 
1-Jan-2009
Citação: 
Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 15, n. 1, p. 13-24, 2009.
Duração: 
13-24
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências
Palavras-chaves: 
  • Physical Education
  • Curriculum
  • Teacher
  • Evaluation
Fonte: 
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2065
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/20803
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/20803
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.