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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/21849
Title: 
Evaluation of new red winemaking technologies through consumer liking
Other Titles: 
Avaliação de novas tecnologias de vinificação em tinto através da aceitação de consumidores
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-7054
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Existem diversos estudos que propõem mudanças na tecnologia de vinificação para melhorar a qualidade do vinho tinto, refletindo na sua maior aceitabilidade. Nesse contexto, o objetivo do presente artigo foi avaliar a influência da pré-secagem e da remontagem constante na aceitabilidade dos vinhos tintos das cultivares Bordô (Ives) e Isabel quanto aos atributos aparência, aroma, corpo, sabor e à impressão global (aceitação global). Oitenta consumidores avaliaram as amostras utilizando uma escala hedônica estruturada de 9 pontos e uma escala de intenção de compra de 5 pontos. Os dados hedônicos foram analisados por meio da Análise de Cluster e Escalonamento Multidimensional. Diferenças significativas (P<0.001) foram observadas na comparação das amostras em todos os atributos sensoriais, destacando a grande aceitação das amostras elaboradas pelas técnicas inovadoras. Adicionalmente, a Análise de Cluster mostrou com sucesso a segmentação da preferência dos consumidores, mostrando a relevante aceitação dos vinhos dos tratamentos de pré-secagem e bagaço estático. A correlação entre o sabor e a aceitação global foi significativa (P<0.001; r>0.700), mostrando que o sabor exerce grande influência na avaliação global das amostras de vinho, independentemente dos outros atributos. A relevante aceitação global dos vinhos dos tratamentos inovadores sugere o grande potencial desses processos de vinificação.
  • Several studies proposed changes in winemaking technology in order to improve wine quality, reflecting on its high acceptance. Thus, the aim of this work was to evaluate the influence of pre-drying and constant pumping effect technologies on sensory attributes of Bordô (Ives) and Isabel red wines through the acceptance evaluation of appearance, aroma, body, flavor and overall acceptance. Eighty consumers evaluated the samples using a 9-point structured scale and sensory data were analyzed by Cluster Analysis followed by Multidimensional Scaling. Significant differences (P<0.001) were observed in the comparison of the samples in all sensory attributes, highlighting the wide acceptance of the samples from innovative winemaking. In addition, Cluster Analysis showed the split of consumer preferences which revealed the higher preference and purchase intention of the pre-drying and static pomace wines. The correlation between flavor and overall acceptance was significant (P<0.001; r>0.700) and the consumer panel showed that the overall acceptance of the wines was influenced by the flavor, regardless of the other attributes. The higher acceptance of the pre-drying and static pomace wines suggests the potential of these winemaking processes.
Issue Date: 
1-Apr-2013
Citation: 
Ciência e Agrotecnologia. Editora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), v. 37, n. 2, p. 170-178, 2013.
Time Duration: 
170-178
Publisher: 
Editora da Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Keywords: 
  • American grapes
  • winemaking
  • Drying
  • static pomace
  • consumer acceptance
  • Uvas americanas
  • vinificação
  • Secagem
  • bagaço estático
  • aceitação de consumidores
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542013000200008
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/21849
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/21849
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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