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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/3670
Title: 
Traffic soil compaction of an oxisol related to soybean development and yield
Other Titles: 
Compactação de um latossolo devido ao tráfego relacionado ao desenvolvimento e produtividade de soja
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de São Paulo (USP)
ISSN: 
0103-9016
Sponsorship: 
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • O tráfego excessivo de máquinas sobre o solo pode prejudicar o desenvolvimento da cultura da soja. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento radicular e a produtividade da soja em função da compactação. O experimento foi realizado em Latossolo Vermelho de textura média. Os tratamentos de compactação foram: T0 = sem tráfego; T1* = 1 passada de trator de 4 t; e, T1, T2, T4 e T6, respectivamente, para 1, 2, 4 e 6 passadas de um trator de 11 t, no mesmo local, uma ao lado da outra. Após a compactação foi semeado o cultivar de soja (Glycine max) MG/BR 46 (Conquista).O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis níveis de compactação e quatro repetições (parcelas de 9,0 m²). Foram coletadas amostras indeformadas de solo nas camadas de 0,03-0,06; 0,08-0,11; 0,15-0,18 e 0,22-0,25 m, para determinação dos atributos físicos. As raízes foram avaliadas nas camadas de 0,0-0,10; 0,10-0,15 e 0,20-0,25 m. A compactação do solo diminuiu o desenvolvimento radicular em profundidade e não alterou a quantidade total de raízes, apenas sua distribuição. A produtividade de soja decresceu a partir da resistência do solo à penetração de 2,33 MPa e da densidade do solo de 1,51 Mg m-3.
  • Excessive traffic on the soil may affect soybean development. This research was carried out to evaluate soybean root development and grain yield under compacted soil, in an Oxisol. The following traffic treatments were used: T0 = no traffic; T1* = 1 passage of a 4 t tractor; and, T1, T2, T4 and T6, respectively for 1, 2, 4 and 6 passages of an 11 t tractor on the same location, each besides the other. After compaction, soybean [Glycine max cv. MG/BR 46 (Conquista)] was cultivated. The experiment was arranged in a completely randomized design, with six compaction levels and four replicates (plots of 9.0 m²). Undisturbed soil samples were collected in the layers 0.03-0.06, 0.08-0.11, 0.15-0.18 and 0.22-0.25 m, for physical analyses. Root analyses were performed at layers of 0.0-0.10, 0.10-0.15 and 0.20-0.25 m. Soil compaction decreased deep root development and did not affect root amount, but its distribution. Yield decreased at the penetration resistance of 2.33 MPa or higher, and soil bulk density of 1.51 Mg m-3 or higher.
Issue Date: 
1-Dec-2007
Citation: 
Scientia Agricola. São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, v. 64, n. 6, p. 608-615, 2007.
Time Duration: 
608-615
Publisher: 
Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)
Keywords: 
  • Glycine max
  • machine traffic
  • Bulk density
  • Penetration resistance
  • Glycine max
  • tráfego de máquinas
  • Solos - Densidade
  • resistência à penetração
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-90162007000600008
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/3670
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/3670
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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