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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/4154
Title: 
Relação entre as características químicas e o valor dos pêssegos comercializados pelo sistema veiling frutas Holambra em Paranapanema-SP
Other Titles: 
Chemical characteristics and marketing value of fresh peaches at the Holambra veiling fruits system in Paranapanema, S.P
Author(s): 
Institution: 
  • Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0100-2945
Abstract: 
  • O valor de comercialização do pêssego é reflexo da demanda e de sua apreciação pelo consumidor. A compreensão da diferença de valor entre os frutos das diferentes cultivares e da sua relação com as características que determinam o gosto do fruto, torna possível o estabelecimento de uma estratégia de comercialização visando ao aumento no consumo e na receita do produtor, além de dar subsídios aos programas de melhoramento genético. Neste trabalho, foram avaliadas as características de gosto de duas cultivares, 'Douradão' e 'Tropic Beauty', e de duas séries de cultivares, 'Aurora' e 'Dourado', que são as cultivares de pêssego mais produzidas no município de Paranapanema, maior produtor do Estado de São Paulo. Trabalhou-se com os valores de comercialização do leilão reverso, ou veiling, da Cooperativa Agroindustrial Holambra, no período de maior oferta do produto, entre 15 de outubro a 15 de novembro de 2004. A caracterização do gosto dos frutos foi feita através da determinação dos conteúdos de sólidos solúveis (SS) e de acidez titulável (AT), e da relação SS/AT dos frutos comercializados no Entreposto Terminal de São Paulo da CEAGESP. As médias dos conteúdos de sólidos solúveis (SS) não se mostraram significativamente diferentes. A acidez titulável (AT) e a relação SS/AT apresentaram valores médios significativamente diferentes. A cultivar 'Douradão' apresentou a maior relação SS/AT, seguida das séries varietais 'Dourado' e 'Aurora' e da cultivar Tropic Beauty. As diferenças na relação SS/AT não determinaram diferenças significativas no valor dos frutos do mesmo calibre, nos quatro materiais estudados. O valor de comercialização dos produtos mostrou-se significativamente afetado pelos calibres.
  • The peach marketing value reflects the consumer appreciation and demand. To understand the relationship between the value of different cultivars and the characteristics responsible for their taste, makes it is essential to stablish the marketing strategy to increase peach consumption and the basis for genetic improvement. In this work it was measured the taste characteristics of two cultivars and two varietal series most produced in Paranapanema county, the major producer in the state of São Paulo: the varietal series 'Aurora' and 'Dourado'' and the varieties 'Douradão' and 'Tropic Beauty'. The marketing values at the Holambra Veiling System, reverse auction house, were studied during peach high season (October 15th to November 15th 2004). The taste was characterized by the fruit chemical characteristics (soluble solids (SS) and titratable acidity content (TA), and the ratio SS/TA) collected at São Paulo Terminal Market. - CEAGESP. There were no differences between the medium soluble solids of the two varietal series and the two varieties studied. The titratable acidity and the ratio SS/TA have showed statistical differences. The variety 'Douradão' has showed the biggest ratio, followed by the varietals series 'Dourado' and 'Aurora' and by the variety 'Tropic Beauty'. The ratio differences, did not determine statistical difference value between the cultivars and varietal series studied, of the same size. In all cultivars and varietal series, there were statistical difference values between the different sizes.
Issue Date: 
1-Aug-2006
Citation: 
Revista Brasileira de Fruticultura. Sociedade Brasileira de Fruticultura, v. 28, n. 2, p. 218-221, 2006.
Time Duration: 
218-221
Publisher: 
Sociedade Brasileira de Fruticultura
Keywords: 
  • Prunus persica
  • qualidade
  • gosto
  • valoração
  • Prunus persica
  • Quality
  • Taste
  • marketing value
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452006000200014
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/4154
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/4154
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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