Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6382
- Title:
- Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1516-7313
- Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.
- This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.
- 1-Jan-2000
- Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 2, p. 169-179, 2000.
- 169-179
- Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
- Temática ambiental
- processo educativo
- cartesianismo
- Environmental issues
- educational process
- cartesianism
- http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132000000200007
- http://hdl.handle.net/11449/6382
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/6382
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.