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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/7989
Title: 
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
Other Titles: 
Analyzing knowledge and practices of educational agents and teachers regarding to feeding children up to 3 years-old
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
ISSN: 
1516-7313
Abstract: 
  • Objetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.
  • This study aimed to identify the knowledge and practices that people have regarding 0 to 3 year-old children in order to add information for professionals who work with this age group of children in the Nutrition Education field. The methodological procedure followed a case study, with a qualitative approach. The sample studied was analyzed through questions and observations of topics related to infantile nutrition along with data about these professionals' educational degrees. The results show that both, educational agents and infant education teachers have a significant knowledge about infant nutrition. However their biggest concern was to supply the children's nutritional necessities through a healthy meal, leaving in a second place the activities that could be accomplished by a Nutritional Education Program, built collectively and introduced into the school.
Issue Date: 
1-Jan-2010
Citation: 
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 199-214, 2010.
Time Duration: 
199-214
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
Keywords: 
  • Alimentação escolar
  • Educadores
  • Educação nutricional
  • Nutrição infantil
  • Pesquisa qualitativa
  • Scholar nourishment
  • Educational agents
  • Nutritional education
  • Infantile nutrition
  • Qualitative research
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/7989
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/7989
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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