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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8320
Title: 
Pesquisas sobre a febre amarela (1881-1903): uma reflexão visando contribuir para o ensino de ciências
Other Titles: 
Research on yellow fever (1881-1903): a reflexion aiming to contribute to Science Education
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade de São Paulo (USP)
ISSN: 
1516-7313
Abstract: 
  • O presente artigo focaliza episódios históricos relacionados à pesquisa médica acerca da febre amarela (1881-1903), buscando discutir (a) a influência que os fatores econômicos, sociais e políticos exercem sobre a pesquisa científica; (b) o caráter coletivo, controvertido e não-linear do processo de produção de conhecimentos na ciência; (c) a natureza arbitrária dos conhecimentos científicos, no sentido de que representam formas de ver, e não são perenes ou elaborados apenas sobre bases racionais; (d) o papel pouco cabal desempenhado pelas demonstrações experimentais, que não se mostram irrefutáveis; e (e) o papel desempenhado pelos paradigmas, que conduzem não apenas a caminhos frutíferos, mas também a becos sem saída. O intuito é proporcionar subsídios que sejam úteis tanto aos pesquisadores como aos professores que atuam na área do Ensino de Ciências.
  • This paper focuses on historical episodes related to medical research concerning yellow fever (1881-1903), and attempts to discuss (a) the influence that economic, social and political factors exert on scientific research; (b) the collective, polemical and nonlinear nature of the process of production of knowledge in science; (c) the arbitrary characteristic of scientific knowledge, in that it represents a certain point of view, and its not perennial or elaborated exclusively on objective grounds; (d) the limited role played by experimental demonstrations, that are not irrefutable; and finally (e) the role played by paradigms, that lead not only to fruitful ways, but also to dead-ends. The intention is to provide suggestionss that are useful both to the science education researchers and teachers.
Issue Date: 
1-Dec-2004
Citation: 
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 417-442, 2004.
Time Duration: 
417-442
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
Keywords: 
  • História da Ciência
  • Ensino de Ciências
  • febre amarela
  • History of Science
  • Science Education
  • yellow fever
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300008
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/8320
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/8320
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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