You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8329
Title: 
Raciocínio moral e uso abusivo de bebidas alcoólicas por adolescentes
Other Titles: 
  • Razonamiento moral y uso abusivo del alcohol por adolescentes
  • Adolescents' moral reasoning and abusive alcohol use
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0103-863X
Abstract: 
  • O uso abusivo de álcool por adolescentes é uma questão que preocupa os envolvidos com a educação, uma vez que as consequências desse fato podem gerar sérios prejuízos ao processo ensino-aprendizagem e ao adolescente que abusa. Com o objetivo de contribuir para o debate na busca de uma intervenção efetiva que possa ser utilizada, sobretudo nas escolas, procuramos detectar a possível relação entre uso abusivo de álcool e raciocínio moral. Para tanto, participaram alunos do ensino médio de uma escola pública, selecionados por meio da aplicação do AUDIT (The Alcohol Use Disorder Identification Test), que posteriormente foram entrevistados, conforme a Moral Judgement Interview (MJI) proposta por Kohlberg. Os resultados obtidos revelam níveis e estágios morais aquém dos esperados. Concluímos que a prevenção pode ser pensada por meio da Educação Moral como uma proposta de intervenção efetiva contra o uso abusivo de álcool e outras drogas.
  • El abuso de la ingesta de alcohol por parte de los adolescentes es un tema que preocupa a los que trabajan en educación, porque las consecuencias de este hecho pueden generar serios deterioros al proceso de enseñaza-aprendizaje y al adolescente involucrado en este tipo de conductas. Con el objetivo de contribuir en el debate de la búsqueda de una intervención efectiva que pueda ser utilizada sobretodo en las escuelas, buscamos detectar la posible relación entre el uso abusivo del alcohol y el razonamiento moral. Para esto, participaran alumnos de la enseñanza media de una escuela pública. Seleccionamos a los participantes por medio de la aplicación de AUDIT (The Alcohol Use Disorder Identification Test) y, posteriormente, los entrevistamos utilizando la Moral Judgement Interview (MJI), propuesta por Kohlberg y colaboradores. Los resultados obtenidos revelan niveles y estadios morales por debajo de lo esperado. Concluimos que la prevención pueda ser pensada por medio de la Educación Moral como una propuesta de intervención efectiva contra el consumo abusivo de alcohol y otras drogas.
  • Adolescents' abusive alcohol use is an issue that concerns professionals involved with education because its consequences can lead to serious damages to the learning-teaching process and to adolescents who present abusive consumption. Aiming to contribute to the discussion on the search for an effective intervention, especially at schools, we attempted to find the possible relation between the abusive use of alcohol and moral reasoning. For that, secondary students from a public school were selected through the AUDIT (The Alcohol Use Disorder Identification Test) and then were interviewed using the Moral Judgment Interview (MJI) proposed by Kohlberg and colleagues. Results reveal moral levels and stages bellow the expected. We conclude that prevention can be considered in the perspective of Moral Education as an effective proposal against the abusive use of alcohol and other drugs.
Issue Date: 
1-Apr-2009
Citation: 
Paidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, v. 19, n. 42, p. 39-45, 2009.
Time Duration: 
39-45
Publisher: 
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Keywords: 
  • adolescência
  • abuso de álcool
  • desenvolvimento moral
  • adolescencia
  • abuso de alcohol
  • desarrollo moral
  • adolescence
  • alcohol abuse
  • moral development
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100006
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/8329
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/8329
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.