Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8363
- Title:
- Conceitos de didática: depoimentos de docentes universitários da área de Educação Física
- Didactic concepts: testimonials from Physical Education professors
- Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1980-6574
- Na pesquisa investigou-se como docentes universitários em Educação Física conceituam didática. Realizou-se revisão da literatura abordando história e conceituações da didática. Utilizando-se a técnica de entrevista e análise qualitativa, coletou-se e analisou-se depoimentos de treze docentes universitários oriundos do mestrado em Educação Física. Com o método de abordagem histórico constatou-se que a didática esteve articulada às tendências pedagógicas: tradicional, escola nova, tecnicista e progressista e é conceituada como disciplina, área de estudos e técnica de ensino. Como técnica pode ser entendida no sentido amplo, referindo-se a procedimentos de levar alguém a aprender algo e no sentido pedagógico apresenta os procedimentos atrelados à questões sócio-morais. Os depoimentos coletados revelaram que os docentes universitários entendem a didática no sentido amplo. Conclui-se que na formação destes docentes universitários a didática foi abordada apenas como técnica de ensino, apesar de sua trajetória histórica e a prática pedagógica estarem diretamente ligadas aos rumos da educação.
- In the research it was investigated how university teachers in Physical Education conceptualize didactic. There was a reviewing in the literature addressing history and conceptualizations of teaching. Using the technique of interview and qualitative analysis, it was collected and analyzed the evidence of thirteen university professors from the master's degree in Physical Education. With the method of historical approach it was found that the didactic teaching has articulated the educational trends: traditional, new school, technical and progressive and is conceptualized as a discipline, field of study and teaching's technique. As technique it can be understood in the broad sense referring to the procedures of bringing somebody to learn something, and towards educational shows the procedures coupled with socio-moral issues. The evidence collected showed that professors believe the teaching in the broad sense. It follows that the formation of the professors was addressed only as a didactic approach to teaching, despite its historical trajectory and pedagogical practices are directly linked to the direction of education.
- 1-Jan-2009
- Motriz-revista de Educação Física. Rio Claro: Univ Estadual Paulista-unesp, Inst Biociencias, v. 15, n. 2, p. 228-235, 2009.
- 228-235
- Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências
- Didactic
- Physical Education
- High Education
- http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2291
- http://hdl.handle.net/11449/8363
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/8363
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.