You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8574
Title: 
Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa
Other Titles: 
An essay on the conceptions of Mathematics teachers: methodological possibilities and a research exercise
Author(s): 
Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1517-9702
Abstract: 
  • Este artigo tem como tema principal as concepções dos professores de Matemática. Considerando o termo concepção a partir do pragmatismo de Peirce, elabora-se um conjunto de parâmetros metodológicos - chamado de método indireto - a ser aplicado no estudo das concepções de professores de Matemática. Trata-se, em síntese, de investigar as concepções dos professores interpelando-os não sobre suas crenças, mas sobre suas práticas. Fundamentando essa abordagem indireta e explicitando-a em sua natureza qualitativa, o artigo segue apresentando, como exemplo, um exercício desse método indireto: um estudo sobre os critérios que os professores utilizam quando escolhem livros-texto para sua sala de aula, abordando, conseqüentemente, quais concepções de Matemática e de seu ensino e aprendizagem tais critérios desvendam. Partindo de depoimentos de professores de Matemática, o estudo indica que os professores agem com certa independência quando escolhem os materiais utilizados em suas atividades docentes. Buscam, ao mesmo tempo, apoio em uma vasta gama de livros didáticos, desconsiderando as particularidades de cada obra e as abordagens e perspectivas defendidas por seus autores. Embora submetam-se ao livro didático - considerado uma referência legítima e segura -, os professores o subvertem, buscando adequá-lo ao que consideram correto. Dessa constatação, algumas das concepções dos professores podem ser realçadas: o aluno, via de regra, é avaliado e classificado pelas lacunas que apresenta em relação aos conteúdos. Dessa postura, segue a valorização da precedência lógica dos conteúdos, de sua apresentação linear, e a defesa de pré-requisitos que viabilizariam o ensino e, conseqüentemente, implicam a legitimidade de aulas predominantemente expositivas.
  • This article has as its main theme the conceptions held by Mathematics teachers. By understanding the term conception on the basis of Peirce's pragmatism, a set of methodological parameters are produced - denominated indirect method - to be applied in the study of Mathematics teachers' conceptions. In summary, we want to investigate teachers' conceptions asking them not about their beliefs, but about their practices. After presenting the foundations of this indirect approach, and of making explicit its qualitative nature, the study proceeds to exemplify it with an exercise of this indirect method, a study about the criteria used by teachers to select textbooks for their classes, thereby dealing with the conceptions of Mathematics and of its teaching and learning that such criteria disclose. Based on testimonies of Mathematics teachers, the study suggests that teachers act with some independence when they choose the materials to be used in their classes. At the same time, they draw from a wide range of textbooks, disregarding the specificities of each work and the approaches and perspectives espoused by their authors. Although they submit to textbooks - regarded as a legitimate and reliable source - teachers subvert them, trying to making them adequate to what they consider correct. From this observation, some of the teachers' conceptions can be highlighted: the pupil is usually evaluated and classified according to their deficiencies with respect to the contents. From this position follows the high value placed upon the logical precedence of the contents, their linear presentation, and the defense of prerequisites that would make teaching possible and, consequently, imply the legitimacy of predominantly expository classes.
Issue Date: 
1-Dec-2008
Citation: 
Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 34, n. 3, p. 495-510, 2008.
Time Duration: 
495-510
Publisher: 
Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação
Keywords: 
  • Concepções
  • Formação de professores
  • Educação Matemática
  • Livros didáticos de Matemática
  • Conceptions
  • Teacher education
  • Mathematical education
  • Mathematics textbooks
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022008000300006
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/8574
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/8574
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.