You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/868
Title: 
A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química
Other Titles: 
The mediation of the notion of probability in the development of the chemical kinetics concepts in the High School
Author(s): 
Institution: 
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1516-7313
Abstract: 
  • Este trabalho procurou identificar como estudantes do Ensino Médio se apropriam de conceitos e elaboram determinados modelos inseridos em cinética química, especificamente o modelo cinético de colisão de partículas numa reação (Teoria das Colisões). Esta análise e as reflexões que a seguiram foram baseadas, sobretudo, nos estudos realizados por Piaget, Piaget e Inhelder, Jun e Fischbein. Utilizamos como documentos as transcrições das entrevistas (pré e pós-testes) realizadas individualmente com cada aluno. Inicialmente, os estudantes foram entrevistados (pré-testes) com o intuito de identificar a familiaridade com a noção de evento probabilístico ou aleatório. Numa segunda etapa (pós-testes), esse conhecimento (ou a ausência parcial/total dele) foi posto à prova numa tentativa de se estabelecerem relações com um conteúdo específico da Química (Teoria das Colisões). Os resultados obtidos apontam para grandes discrepâncias entre o modelo cinético de colisões elaborado pelos estudantes e aquele cientificamente aceito.
  • In this work we analyze the way that high school students appropriate the concepts and models related to Chemical Kinetics, mainly the kinetic model of collision between particles in chemical reactions (Collision Theory Model). This investigation was based on the studies of Piaget and Inhelder, of Piaget, Jun and Fischbein, who have analyzed if young students exhibit some kind of probabilistic thinking. The methodology was based on pre and post-tests, questionnaires and on interviews. Analysis of these documents showed how the students deal with concepts about probability and how they correlate these concepts with the particle collision kinetic model in Chemistry.
Issue Date: 
1-Jan-2009
Citation: 
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 189-219, 2009.
Time Duration: 
189-219
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
Keywords: 
  • Probabilidade
  • Cinética química
  • Teoria das colisões
  • Probability
  • Chemical kinetics
  • Collision theory model
Source: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100012
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/868
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/868
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.