Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/871
- Title:
- Educação (física) infantil: território de relações comunicativas
- Educación (física) infantil: territorio de relaciones comunicativas
- Children (physical) education: space of communicative relations
- Instituto Superior de Educação Orígenes Lessa
- UFSC Centro de Desportos
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 0101-3289
- Com base na Semiótica de C. S. Peirce, o objetivo deste estudo é refletir sobre as temáticas do modo específico de ser criança, das suas singularidades/alteridades e da produção de linguagem/signos como condições fundantes que configuram a prática pedagógica com crianças, compreendida como experiência vívida e relações comunicativas no fluxo das semioses. O método utilizado é o abdutivo/indutivo proposto por Peirce, pelo qual pudemos estabelecer relações específicas com a Concepção Dialógica do Movimento Humano - Se-Movimentar.
- Basándose en la Semiótica de C. S. Peirce, el objetivo de éste estudio es reflexionar sobre las temáticas de la forma específica de ser niño, de sus singularidades/ alteridades; y sobre la producción de lenguaje/signos como condiciones fundantes que configuran la práctica pedagógica con niños, comprendida como experiencia vívida y relaciones comunicativas en el flujo de las semioses. El método utilizado es el abductivo / inductivo propuesto por Peirce, por lo cual pudimos establecer relaciones específicas con la Concepción Dialógica del Movimiento Humano: Se-Movimentar.
- Based on C. S. Peirce Semiotics, the goal of this study is to reflect about the specific way of being a child, of his/hers singularities/alterities; also about the production of languages/signs as fundamental conditions which configure the pedagogical practice with children as a vivid experience and communicative relations in the flow of semioses. The method is abductive/inductive, as considered by C. S. Peirce, through which we could establish some specific relations with the Dialogical Conception of Human Movement: Self-movement.
- 1-Dec-2010
- Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 29-42, 2010.
- 29-42
- Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
- Educação física infantil
- movimento humano
- semiótica
- Educación física infantil
- movimiento humano
- semiótica
- Children physical education
- human movement
- semiotics
- http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892010000200003
- http://hdl.handle.net/11449/871
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/871
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.