Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91015
- Title:
- Ensino-aprendizagem das equações algébricas através da resolução de problemas
- Azevedo, Elizabeth Quirino de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Este trabalho tem como tema central de investigação o ensino-aprendizagem das equações algébricas através da resolução de problemas. Nesta abordagem buscaram-se respostas para a questão de seu ensino no final do 3 ano do Ensino Médio. O estudo levou a um aprofundamento teórico de temas como: o ensino-aprendizagem da matemática, a matemática necessária para um trabalho com equações algébricas e uma metodologia de ensino-aprendizagem da matemática através de resolução de problemas. Na pesquisa de campo a coleta de dados utilizou-se de entrevistas, questionário, análise de documentos legais, análise de livros didáticos e não didáticos. Os tópicos de análise foram: a importância do ensino-aprendizagem das equações algébricas no final do terceiro ano do Ensino Médio, a utilização das equações algébricas em cursos universitários e como o ensino das equações algébricas no final do Ensino Médio é visto por alguns autores de livros didáticos e pesquisadores em Educação Matemática. Ainda, o tema equações algébricas assume o papel de enfeixar um programa de ensino de matemática ao longo de doze anos de estudo. A metodologia adotada neste trabalho foi a Metodologia de Romberg.
- This research has as central theme of investigation the teaching and learning of algebraic equations through problem solving. In this approach we have looked for answers to some questions about its teaching at the end of the third year of High School. The study took us to a theoretical deepening of themes like: the teaching and learning of mathematics, the necessary mathematics for a study with algebraic equations and a methodology of mathematics teaching and learning through problem solving. In the field research, we used interviews, questionnaires and analysis of legal documents and books. The topics of analysis were: the importance of teaching and learning of algebraic equations at the end of third year of High School, the use of algebraic equations in undergraduate courses and how the teaching of this topic at the end of High School is seen by some writers in mathematics education. So, the theme algebraic equations assumes the role of tying together the teaching of mathematics through twelve years of studying. As research methodology we adopted the Romberg's Methodology.
- 3-Oct-2002
- AZEVEDO, Elizabeth Quirino de. Ensino-aprendizagem das equações algébricas através da resolução de problemas. 2002. viii, 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.
- viii, 176 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Algebra - Estudo e ensino
- Equações
- Resolução de Problemas
- Metodologia de Pesquisa de Romberg
- Trouble shooting
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91015
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.