You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAires, Luísa-
dc.contributor.authorAlves, Alexandra Isabel Derboven Martins-
dc.date.accessioned2009-02-04T11:57:33Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:38Z-
dc.date.available2009-02-04T11:57:33Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:38Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationAlves, Alexandra Isabel Derboven Martins - A supervisão pedagógica [Em linha] : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de caso. [Lisboa : s.n.], 2008. 306 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1146-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1146-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractEsta dissertação consiste num estudo de caso sobre os processos interactivos desenvolvidos num núcleo de estágio pedagógico de formação inicial de professores no âmbito da Supervisão Pedagógica. Dentro de um referencial teórico sustentado por uma abordagem comunicacional das relações interpessoais, importa observar, analisar e interpretar o modo como os processos interactivos se concretizam assim como verificar o modo como estes processos contribuem para a construção de uma identidade profissional docente. No campo da Supervisão Pedagógica, esta emerge dentro das escolas como uma acção dinamizadora de diversas práticas colaborativas de trabalho. Assim, a Supervisão Pedagógica adquire, globalmente, um papel pró-activo na organização social da escola mas sobretudo detém um papel de mediação entre profissionais. Num sentido mais restrito, a Supervisão Pedagógica assume-se igualmente como uma plataforma comum de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógico-didáctica quer numa dimensão prático-moral. A interacção partilhada é a via privilegiada da co-construção de conhecimento e da identidade profissional dos professores.en
dc.language.isoporen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectEducaçãoen
dc.subjectFormação de professoresen
dc.subjectEstágiosen
dc.subjectSupervisãoen
dc.subjectOrientação pedagógica dos professores-
dc.subjectOrientação profissional-
dc.titleA supervisão pedagógica : da interacção à construção de identidades profissionais : estudo de casoen
dc.typeoutroen
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.