You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1219
Title: 
Início da carreira docente : desafios e dificuldades
Author(s): 
Simões, Mara Adriana Fazenda
Description: 
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
Esta dissertação é o resultado de uma investigação realizada no concelho de Odivelas, focalizada na problemática dos professores em início de carreira. A condição de professor em início de carreira impõe a inversão de papéis – de aluno a professor, permitindo continuar como actor no ambiente escolar. A entrada no sistema de educação formal justifica uma abordagem histórica sobre a Educação nos últimos séculos e faz ainda sentido a pergunta: o que é a Educação? Abre-se uma janela de oportunidades e desafios, mas também de dificuldades, que se analisam. Apresenta-se um quadro teórico onde se faz uma breve referência ao papel do professor, desde a sua formação inicial até ao momento em que passa à vida activa. São analisadas as suas satisfações/insatisfações e como se podem manifestar. A nossa orientação metodológica radica nas abordagens quantitativas e interpretativas e na teoria crítica, sendo a recolha de informação feita através de questionários.
Issue Date: 
2008
Citation: 
Simões, Mara Adriana Fazenda - Início da carreira docente [Em linha] : desafios e dificuldades. [Lisboa : s.n.], 2008. 153 p.
Publisher: 
Universidade Aberta
Keywords: 
  • Educação
  • Professores
  • Formação de professores
  • Papel do professor
  • Preparação para a vida activa
  • Estágios
  • Realização profissional
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1219
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.