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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1222
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Glória-
dc.contributor.authorTomé, Maria da Conceição-
dc.date.accessioned2009-02-09T10:38:45Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:40Z-
dc.date.available2009-02-09T10:38:45Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:40Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1222-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1222-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractA explosão informacional associada ao advento das Tecnologias de Informação e Comunicação configura uma nova sociedade onde a informação, caminho para o conhecimento, ocupa um lugar cimeiro. As mudanças significativas na produção, distribuição e troca de informação exigem dos cidadãos competências em informação essenciais não só para a sua realização pessoal e profissional, mas também para o exercício pleno da cidadania. A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar, de forma intencional e efectiva, a informação de variados suportes, constitui-se como a competência de sobrevivência para os cidadãos na Sociedade da Informação. A partir da análise conceptual e perspectiva histórica do conceito "literacia da informação", elabora-se uma súmula de informação sobre esta temática, na sua relação medular com a Biblioteca Escolar. Reflecte-se também sobre a missão desta estrutura educativa - núcleo de organização pedagógica da escola - e o papel nevrálgico do professor bibliotecário na promoção e desenvolvimento da literacia da informação. Exploram-se ainda, a partir da Biblioteca Escolar, e num quadro de um programa integrado e abrangente, as diferentes possibilidades e contornos que essa promoção pode assumir. Finalmente, apresenta-se o estudo empírico realizado nas escolas do ensino básico com segundo e terceiro ciclos do Distrito de Viseu. A recolha de dados foi efectuada mediante a aplicação de um questionário aos coordenadores das respectivas Bibliotecas Escolares, tendo-se analisado a forma como as mesmas estão a enfrentar o desafio exigente e urgente da literacia da informação.en
dc.language.isoporen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectSociedade da informaçãoen
dc.subjectBibliotecas escolaresen
dc.subjectInformação/bibliotecas,papelen
dc.subjectEducação para os médiaen
dc.subjectLiteracia-
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
dc.titleA biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação : um estudo empírico no Distrito de Viseuen
dc.typeoutroen
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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