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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1222Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Bastos, Glória | - |
| dc.contributor.author | Tomé, Maria da Conceição | - |
| dc.date.accessioned | 2009-02-09T10:38:45Z | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:38:40Z | - |
| dc.date.available | 2009-02-09T10:38:45Z | - |
| dc.date.available | 2017-12-14T17:38:40Z | - |
| dc.date.issued | 2008 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/1222 | - |
| dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1222 | - |
| dc.description | Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta | - |
| dc.description.abstract | A explosão informacional associada ao advento das Tecnologias de Informação e Comunicação configura uma nova sociedade onde a informação, caminho para o conhecimento, ocupa um lugar cimeiro. As mudanças significativas na produção, distribuição e troca de informação exigem dos cidadãos competências em informação essenciais não só para a sua realização pessoal e profissional, mas também para o exercício pleno da cidadania. A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar, de forma intencional e efectiva, a informação de variados suportes, constitui-se como a competência de sobrevivência para os cidadãos na Sociedade da Informação. A partir da análise conceptual e perspectiva histórica do conceito "literacia da informação", elabora-se uma súmula de informação sobre esta temática, na sua relação medular com a Biblioteca Escolar. Reflecte-se também sobre a missão desta estrutura educativa - núcleo de organização pedagógica da escola - e o papel nevrálgico do professor bibliotecário na promoção e desenvolvimento da literacia da informação. Exploram-se ainda, a partir da Biblioteca Escolar, e num quadro de um programa integrado e abrangente, as diferentes possibilidades e contornos que essa promoção pode assumir. Finalmente, apresenta-se o estudo empírico realizado nas escolas do ensino básico com segundo e terceiro ciclos do Distrito de Viseu. A recolha de dados foi efectuada mediante a aplicação de um questionário aos coordenadores das respectivas Bibliotecas Escolares, tendo-se analisado a forma como as mesmas estão a enfrentar o desafio exigente e urgente da literacia da informação. | en |
| dc.language.iso | por | en |
| dc.rights | openAccess | en |
| dc.subject | Sociedade da informação | en |
| dc.subject | Bibliotecas escolares | en |
| dc.subject | Informação/bibliotecas,papel | en |
| dc.subject | Educação para os média | en |
| dc.subject | Literacia | - |
| dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
| dc.title | A biblioteca escolar e o desafio da literacia da informação : um estudo empírico no Distrito de Viseu | en |
| dc.type | outro | en |
| Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal | |
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