You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1229
Title: 
Motivações e expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem : estudo numa escola da área de Lisboa
Author(s): 
Simões, Aida de Jesus Correia
Description: 
Dissertação de Mestrado em Comunicação em Saúde apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
Toda a formação deve ser orientada no sentido de desenvolver competências, quer pessoais, quer profissionais, que permita ao estudante reflectir sobre a construção do seu conhecimento e sobre as formas de o transformar em desenvolvimento. A dissertação que explanamos trata-se de um estudo de caso onde a questão central, se encontra centrada nas Motivações e Expectativas Profissionais dos Estudantes de Enfermagem, efectuado numa Escola de Enfermagem na área de Lisboa. Permitindo-nos conhecer o que conduz o estudante actualmente a optar por ser enfermeiro. Quais os factores subjacentes à motivação e que expectativas elaboram ao longo do processo ensino/aprendizagem, em que medida o mesmo influência a aquisição de competências necessárias à integração dos jovens enfermeiros na actual realidade laboral. Os resultados deste estudo foram obtidos através da aplicação de um questionário e de uma escala de percepção de competências, denominada “escala de percepção pessoal de competências profissionais no pré-licenciado em enfermagem”. Estes dois instrumentos de medida foram aplicados aos estudantes, na última reunião efectuada na escola, imediatamente antes do terminus da Licenciatura em Enfermagem. Através da análise e tratamento dos resultados, estes revelaram que os estudantes no terminus do curso, atribuem à enfermagem o conceito de “cuidar”, considerando que estão perante uma profissão com um acentuado cariz social, sendo a “utilidade social” muito superior ao prestígio ou à questão remuneratória. Atribuem como competência fundamental para prestar cuidados de enfermagem, a dimensão relacional, e como competências percepcionadas, consideram a dimensão cognitiva como a que menos se adquire ao longo do processo formativo. Relativamente à contribuição do processo formativo para a aquisição e desenvolvimento dos conhecimentos, salientam enquanto factor facilitador a relação professor-aluno. Referindo-se à sua escassa participação no processo avaliativo, enquanto alunos. Este estudo permite-nos caracterizar as opiniões dos estudantes nesta realidade concreta, não nos permitindo estender para além dos muros da instituição os resultados obtidos.
Issue Date: 
2008
Citation: 
Simões, Aida de Jesus Correia - Motivações e expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem [Em linha] : estudo numa escola da área de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 2008. 219 p.
Keywords: 
  • Sociologia da saúde
  • Comunicação em saúde
  • Enfermagem
  • Enfermeiros
  • Alunos
  • Escolas de enfermagem
  • Formação profissional
  • Motivação
  • Expetativa
  • Confiança
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1229
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.