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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1229
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamos, Natália-
dc.contributor.advisorAmaro, Fausto-
dc.contributor.authorSimões, Aida de Jesus Correia-
dc.date.accessioned2009-02-09T14:03:03Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:40Z-
dc.date.available2009-02-09T14:03:03Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:40Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSimões, Aida de Jesus Correia - Motivações e expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem [Em linha] : estudo numa escola da área de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 2008. 219 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1229-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1229-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação em Saúde apresentada à Universidade Aberta-
dc.description.abstractToda a formação deve ser orientada no sentido de desenvolver competências, quer pessoais, quer profissionais, que permita ao estudante reflectir sobre a construção do seu conhecimento e sobre as formas de o transformar em desenvolvimento. A dissertação que explanamos trata-se de um estudo de caso onde a questão central, se encontra centrada nas Motivações e Expectativas Profissionais dos Estudantes de Enfermagem, efectuado numa Escola de Enfermagem na área de Lisboa. Permitindo-nos conhecer o que conduz o estudante actualmente a optar por ser enfermeiro. Quais os factores subjacentes à motivação e que expectativas elaboram ao longo do processo ensino/aprendizagem, em que medida o mesmo influência a aquisição de competências necessárias à integração dos jovens enfermeiros na actual realidade laboral. Os resultados deste estudo foram obtidos através da aplicação de um questionário e de uma escala de percepção de competências, denominada “escala de percepção pessoal de competências profissionais no pré-licenciado em enfermagem”. Estes dois instrumentos de medida foram aplicados aos estudantes, na última reunião efectuada na escola, imediatamente antes do terminus da Licenciatura em Enfermagem. Através da análise e tratamento dos resultados, estes revelaram que os estudantes no terminus do curso, atribuem à enfermagem o conceito de “cuidar”, considerando que estão perante uma profissão com um acentuado cariz social, sendo a “utilidade social” muito superior ao prestígio ou à questão remuneratória. Atribuem como competência fundamental para prestar cuidados de enfermagem, a dimensão relacional, e como competências percepcionadas, consideram a dimensão cognitiva como a que menos se adquire ao longo do processo formativo. Relativamente à contribuição do processo formativo para a aquisição e desenvolvimento dos conhecimentos, salientam enquanto factor facilitador a relação professor-aluno. Referindo-se à sua escassa participação no processo avaliativo, enquanto alunos. Este estudo permite-nos caracterizar as opiniões dos estudantes nesta realidade concreta, não nos permitindo estender para além dos muros da instituição os resultados obtidos.en
dc.language.isoporen
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectSociologia da saúdeen
dc.subjectComunicação em saúdeen
dc.subjectEnfermagemen
dc.subjectEnfermeirosen
dc.subjectAlunos-
dc.subjectEscolas de enfermagem-
dc.subjectFormação profissional-
dc.subjectMotivação-
dc.subjectExpetativa-
dc.subjectConfiança-
dc.titleMotivações e expectativas profissionais dos estudantes de enfermagem : estudo numa escola da área de Lisboaen
dc.typeoutroen
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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