You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Alda-
dc.contributor.authorCaldeira, Fernando José Pires-
dc.date.accessioned2009-02-18T14:40:25Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:38:42Z-
dc.date.available2009-02-18T14:40:25Z-
dc.date.available2017-12-14T17:38:42Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationCaldeira, Fernando José Pires - A estratégia "Prediga-observe-explique" suportada por computador na aprendizagem de conceitos da electricidade [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2008. 186 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1266-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1266-
dc.description.abstractEste estudo parte de um problema que atinge hoje praticamente todos os sistemas de ensino e preocupa a sociedade em geral: os maus resultados obtidos pelos alunos na aprendizagem das Ciências Experimentais. Partindo deste facto, estabelecemos como objectivo principal investigar de que modo a realização de actividades Prediga-Observe-Explique (POE), trabalhando os alunos em pequenos grupos colaborativos (pares) e apoiados por computador, poderia contribuir para a melhoria das aprendizagens do ramo da Física que é a Electricidade. Participaram neste estudo doze alunos de uma turma do 11º ano do curso Tecnológico de Electrotecnia e Electrónica. A investigação assumiu como suporte teórico o Construtivismo, focando particularmente o pensamento de Piaget, Vygotsky e o Movimento de Mudança Conceptual. Para inventariação das concepções alternativas dos alunos e desenvolvimento das actividades recorremos a um programa multimédia que permitiu também recolher dados sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos e sobre as conclusões a que chegaram. Os computadores e o trabalho colaborativo mostraram ser um factor motivador no empenhamento dos alunos. Na condução da investigação, atendendo à natureza das questões de pesquisa e à dimensão da amostra, recorremos à metodologia qualitativa/interpretativa e a técnicas diversificadas para a recolha e análise dos dados. Se, por um lado, os resultados permitiram confirmar a influência das concepções alternativas referidas na literatura como um obstáculo às aprendizagens, as estratégias utilizadas com o objectivo de obter a mudança conceptual não parecem contudo ter sido eficientes. Concluímos por isso que há necessidade de fazer mais pesquisas, na procura de estratégias de aprendizagem mais eficazes e fáceis de utilizar na sala de aula. Eventualmente mais demoradas, para que possam acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo, e focando também a evolução das suas crenças epistemológicas e estratégias metacognitivas.en
dc.language.isoporen
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino das ciênciasen
dc.subjectEnsino da físicaen
dc.subjectPsicologia da educaçãoen
dc.subjectConstrutivismoen
dc.subjectEnsino colaborativo-
dc.subjectEstratégias de ensino-
dc.subjectEletricidade-
dc.subjectMétodos de aprendizagem-
dc.subjectEnsino assistido por computador-
dc.titleA estratégia "Prediga-observe-explique" suportada por computador na aprendizagem de conceitos da electricidadeen
dc.typeoutroen
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.