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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1366
Title: 
Música pop : da estética, conceitos e preconceitos
Author(s): 
Teles, Maria Filipa
Description: 
Dissertação de Mestrado em Estudos Americanos apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • O estudo daquilo que é normalmente definido como Cultura Pop tem-se encontrado tradicionalmente dividido em três linhas gerais: a que não a considera como objecto digno de estudo; a que, embora se dedique ao seu estudo, a considera um objecto menor; e a que a reconhece como objecto de estudo académico válido. Este trabalho procura libertar-se dos preconceitos anteriormente expostos, reflectindo sobre os mesmos e refutando-os à luz dos mais recentes estudos. Pretende ainda avaliar alguns aspectos da Música Pop, ou Pop Music, nas suas vertentes estética e comunicativa, de forma tão objectiva, sucinta e clara quanto possível, de acordo com a terceira linha de abordagem acima. Assim, pretende-se que o presente trabalho constitua uma reflexão acerca das diferentes variáveis implícitas nas relações estabelecidas entre o indivíduo, ou espectador – que ouve e assiste à sua dupla vertente auditiva e visual – e a música que consome. Propomo-nos, ainda, reflectir acerca da evolução das formas de representação, subversão e desconstrução da figura feminina no âmbito da estética do vídeo-clip.
  • The study of what is generally defined as Pop Culture has been traditionally divided into three main trends: the first one is that which does not consider Pop Culture as a valid object of study; the second, in spite of studying it, deems it to be a minor subject; and the third is the one which recognizes Pop Culture as a valid object of academic study. This paper aims to free itself from prejudices formerly disclosed, by reflecting and refuting them under the most recent studies. It also aims to assess some aspects of Pop Music, regarding its aesthetical and communicative dimensions as objectively, shortly and clearly as possible and always bearing in mind the third of the trends mentioned above. Accordingly, this essay is intended to be a reflection upon the different issues implicit in the relationship between the individual, or spectator – who listens and witnesses both its audio and visual dimension – and the music he chooses. Furthermore, we intend to reflect upon the evolution of the ways of representation, subversion and deconstruction of the female figure within the aesthetics of the video clip.
Issue Date: 
2008
Time Duration: 
856.272 bytes
Keywords: 
  • Cultura americana
  • Século XX
  • Música pop
  • Publicidade
  • Gravações vídeo
  • Programas de televisão
  • Estética
  • Estereótipo
  • Mulheres
  • Pop music
  • Aesthetics
  • Video clip
  • Female representation
  • Stereotypes
  • Post-modernism
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1366
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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