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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1447
Title: 
Impacto da gestão participativa por objectivos na gestão da qualidade
Author(s): 
Pires, Carlos Alberto Colaço
Description: 
Dissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
Este trabalho desenvolve-se em duas épocas distintas: A primeira onde se realiza uma investigação durante os anos de 1998-1999, sobre o papel dos Administradores Delegados face ao impacto da gestão participativa por objectivos na gestão da qualidade, onde se foi averiguar se nas modalidades quotidianas de acção de gestão, por parte dos Administradores Delegados se estruturam estratégias que permitam a operacionalização da Gestão Participativa por Objectivos, enquanto vertente estratégica da gestão da qualidade. Neste sentido utilizou-se o universo dos hospitais públicos portugueses, onde havia a existência formal de comissões da qualidade e foram aplicados questionários para recolha de informação. Dos dados obtidos conclui-se que a Gestão Participativa por Objectivos, enquanto vertente estratégica para a Gestão da Qualidade, ocorria através da operacionalização dos saberes de gestão que os Administradores Delegados transportavam nos diferentes contextos hospitalares e evidenciou-se que a experiencia profissional era um factor facilitador para ultrapassar constrangimentos organizacionais que dificultavam a operacionalização dos métodos e instrumentos da Gestão Participativa por Objectivos. A segunda época realizou-se no último trimestre do ano 2009 onde foi retratado as alterações legislativas que ocorreram na última década e que facilitaram o desenvolvimento da Gestão Participativa por Objectivos e a implementação de sistemas de certificação e acreditação da qualidade nos hospitais portugueses. Neste sentido efectuou-se uma consulta de Diplomas Legislativos e seleccionaram-se aqueles que se consideraram fundamentais para promover o referido desenvolvimento e, verificou-se que a legislação evoluiu no sentido de facilitar a introdução de metodologia de gestão participativa por objectivos, conclui-se também que apesar de existir uma grande panaceia de legislação sobre a matéria em estudo, que os mesmo contribuíram para que diversas instituições de saúde obtivessem acreditação e certificação na área da qualidade e que no final do ano 2009 ficou clarificada a estratégia da qualidade para os serviços de saúde.
Issue Date: 
2010
Keywords: 
  • Gestão de empresas
  • Serviços de saúde
  • Hospitais
  • Gestão da qualidade
  • Controlo da qualidade
  • Certificado de qualidade
  • Estratégias de gestão
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1447
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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