You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1690
Title: 
Expressão oral em francês língua estrangeira : concepção e análise de instrumentos de avaliação
Author(s): 
Laia, Fernanda Maria Marques
Description: 
Dissertação de Mestrado em Estudos Francófonos apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
Apesar de parte integrante do nosso quotidiano, a oralidade é frequentemente o parente pobre no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Complexa e efémera, a sua avaliação em contexto escolar é difícil e nem sempre isenta de controvérsia. Ao longo deste nosso estudo, pretendemos delimitar o espaço que lhe é consagrado nas várias metodologias (com particular incidência na perspectiva orientada para a acção), no Quadro Europeu Comum de Referência, no Currículo Nacional e finalmente nos Programas de Francês do Ensino Secundário. Estabelecendo a necessária articulação com a aplicação prática, analisamos dois modelos de avaliação: a nível nacional, a Prova Experimental de Avaliação da Expressão Oral do 11º e 12º anos, e a nível internacional, os exames DELF. Finalmente, no espaço de sala de aula, reflectimos sobre a forma como integramos e avaliamos a expressão oral na nossa prática lectiva, como estabelecemos a relação entre a teoria e as nossas realidades, questionando o que é válido, fiável e exequível, sem contudo,perdermos de vista o desejo de desdramatizar a avaliação da expressão oral.
Issue Date: 
2010
Citation: 
Laia, Fernanda Maria Marques - Expressão oral em francês língua estrangeira [Em linha] : concepção e análise de instrumentos de avaliação. [Lisboa] : [s.n.], 2010. 168 p.
Keywords: 
  • Ensino de línguas
  • Língua francesa
  • Línguas estrangeiras
  • Aprendizagem de línguas
  • Expressão oral
  • Avaliação
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1690
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.