You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1762
Title: 
O contributo da biblioteca escolar para o desenvolvimento e sucesso educativo das crianças com necessidades educativas
Author(s): 
Oliveira, Maria Eduarda Ferreira Faustino de
Description: 
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • O actual contexto social caracterizado pela explosão informacional e a constante evolução e transformação das denominadas novas tecnologias de informação e comunicação, indutoras de uma profunda mudança cultural, arrasta consigo a necessidade de se vencerem novos desafios. A Escola e particularmente a Biblioteca Escolar devem desempenhar um papel de destaque neste processo, assumindo-se como um espaço privilegiado para promover o sucesso educativo dos seus jovens, sobretudo daqueles cujas dificuldades específicas dificultam as suas aprendizagens, de modo a que possam interagir e participar na vida activa qualquer que seja o seu contexto no futuro. Saber utilizar a informação que circula quotidianamente a uma velocidade inacreditável e ser capaz de a tratar de acordo com diferentes necessidades – individuais, profissionais e sociais – transformando-a em conhecimento, torna-se imperativo. Este trabalho incidiu assim sobre a análise do papel da Biblioteca Escolar no processo de ensino e de aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais. O estudo de caso realizado permitiu evidenciar os benefícios decorrentes da colaboração entre o professor bibliotecário e o professor de Educação Especial e reforçar a importância do papel formativo da BE no desenvolvimento de competências informacionais e cognitivas nas crianças com necessidades educativas especiais. Paralelamente, permitiu percepcionar as representações de professores de Educação Especial sobre a Biblioteca Escolar e verificar que, de um modo geral, não existe correspondência ao nível da sua operacionalização na prática lectiva diária.
  • The current social context characterized by the information explosion and the constant evolution and transformation of the so-called new information and communication technologies, inducing deep cultural changes, brings with it the need to overcome new challenges. The school and particularly the school library must play a key role in this process, assuming itself as the most appropriate place in school to promote success, especially in what concerns those pupils whose disabilities and special educational needs make difficult their learning, so that they can be able to interact and participate, in the future, in the working life whatever the context may be in the future. Knowing how to use the information that flows daily with incredible speed and be able to treat it according to different needs - individual, professional and social - becomes imperative. Therefore, this work focused on the analysis of the role of school library in teaching and learning of children with special educational needs. The case study allowed highlighting the benefits of collaboration between the school librarian and the special education teacher and strengthens the importance of the school library’s formative role in the development of information and cognitive skills of children with special educational needs. It also made possible to perceive the representations of Special Education teachers about the school library, realizing that, in a general way,, there is no corresponding interconnection between teachers’ perceptions and actions in what concerns a systematic usage of school library resources in their daily teaching.
Issue Date: 
2011
Keywords: 
  • Bibliotecas escolares
  • Informação/bibliotecas,papel
  • Alunos
  • Necessidades educativas especiais
  • Professor bibliotecário
  • Sucesso escolar
URI: 
Rights: 
restrictedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1762
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.