You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1845
Title: 
Um olhar sobre a multiculturalidade na escola : gestão escolar e multiculturalidade : um estudo de caso sobre as práticas educativas utilizadas para promover a educação intercultural e evitar a exclusão
Author(s): 
Garcia, Ana Rita de Almeida Rezendes
Description: 
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Escolar apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • Nos últimos anos, crianças das mais diversas origens culturais têm vindo a diversificar e a enriquecer as nossas escolas. No entanto a sua integração em contexto escolar coloca-nos alguns desafios. A perspectiva intercultural defende uma educação onde a diversidade não é somente constatada, mas também incluída e valorizada no currículo e nas práticas pedagógicas. Desta forma e no seguimento deste pensamento o papel dos docentes é de extrema importância para uma inter-relação entre as diversas culturas existentes na comunidade escolar. Assim sendo e tendo em conta toda a base teórica da educação intecultural foi realizada uma investigação no qual pretende lançar um olhar sobre a multiculturalidade na escola, ou seja pretende observar, num agrupamento de escolas do concelho de Sintra, as práticas educativas adoptadas para promover a integração de alunos oriundos de outras culturas. Ao longo da investigação foram abordados vários temas como as migrações, a cultura, o currículo, os modelos de gestão, os Projectos Educativos, a diversidade, a integração das minorias, a multiculturalidade em contexto educativo, entre outros. Relativamente à metodologia foi utilizada uma abordagem qualitativa, mais concretamente foi elaborado um estudo de caso qualitativo. Tendo em conta a problemática em estudo e o universo em análise recorremos essencialmente à observação do contexto escolar, ao inquérito por entrevista e por questionário e à análise de documentos (Projecto Educativo do Agrupamento, Projecto Curricular, Regimento Interno, entre outros).
  • Ces dernières années, des enfants des plus diverses origines culturelles sont venus à diversifier et à enrichir nos écoles. Néanmoins son intégration dans contexte scolaire coloca-em les quelques défis. Met en perspective multi/interculturelle défend une éducation où la diversité seulement n'est pas constatée, mais aussi incluse et valorisée dans le curriculum et dans les pratiques pédagogiques. De cette forme et dans la continuation de cette pensée le rôle des professeurs est d'extrême importance pour une relation entre les diverses cultures existantes dans la communauté scolaire. Ainsi en étant et vu toute la base théorique de l'éducation multi et inteculturalidade a été réalisée une recherche dans laquelle il prétend lancer un regard sur interculturalidade dans l'école, c'est-à-dire il prétend observer, dans un regroupement d'écoles de la commune de Sintra, les pratiques éducatives adoptées pour promouvoir l'intégration d'élèves originaires d'autres cultures. Au long de la recherche ont été abordés plusieurs sujets comme les migrations, la culture, le curriculum, les Projets Éducatifs, la diversité, l'intégration des minorités, multiculturalidade dans contexte éducatif, entre autres. À l'égard de la méthodologie a été utilisé un abordage qualitatif, plus concretamente a été élaboré une étude de cas. Vu la problématique dans étude et l'univers dans analyse nous faisons appel essentiellement au commentaire du contexte scolaire, à l'entrevue et au questionnaire et à l'analyse de documents (Projet Éducatif du Regroupement, Projet Curriculaire, Régiment Interne, entre autres).
  • In recent years, children of the most diverse cultural origins have come to diversify and to enrich our schools. However their integration in to school environment presents us some challenges. The perspective multi/intercultural defends an education where the diversity only is not evidenced, but also included and valued in the practical curriculum and theaching practices. In such a way and following on from this thought the paper role of the teachers is of extreme importance for an interrelation of the diverse and existing cultures in the to school community. Therefore , taking into account all the theoretical base of the education multi and intecultural research was carried out with the intention of launching an examination of a look on the interculturality in the school, theresearch intends to observe, in a grouping of schools in the region of Sintra, educational practices adoptes to promote the integration of pupils from other cultures. Throughout the research some topues such as migrations, culture, curriculum, Educational Projects, diversity, integration of the minorities, multiculturality in educative context, among others have been considered. Relative to the methodology a qualitative approach was used, more concretely was elaborated as a qualitative case study. The research employed essentially observation of the school context, interviews and questionnaires and the document analysis (Educational Project of the Grouping of schools, Curricular Project, Internal school regulation)
Issue Date: 
2011
Citation: 
Garcia, Ana Rita de Almeida Rezendes - Um olhar sobre a multiculturalidade na escola [Em linha] : gestão escolar e multiculturalidade : um estudo de caso sobre as práticas educativas utilizadas para promover a educação intercultural e evitar a exclusão. Lisboa : [s.n.], 2011. 2 vols.
Keywords: 
  • Multiculturalismo
  • Imigração
  • Educação intercultural
  • Exclusão social
  • Integração escolar
  • Minorias étnicas
  • Portugal
  • Multiculturality
  • Interculturality
  • Cultural diversity
  • Culture
  • Integration
  • Ethnic minority
  • Ethnicity
  • Education and school
URI: 
Rights: 
restrictedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1845
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.