You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1869
Title: 
A conservação da natureza em manuais de ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade
Author(s): 
Oliveira, Rui Miguel Valente da Silva
Description: 
Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • Nos dias que hoje correm as questões ambientais tornaram-se num dos pontos fulcrais a ser discutidos e explicados na nossa sociedade. Para que possamos alcançar um desenvolvimento sustentável temos de mudar a maneira como encaramos a Natureza, bem como a forma como lidamos com os seus componentes. Factores importantes que permitem a mudança de mentalidades são o conhecimento e o entendimento do meio que nos rodeia, sendo que estes são indubitavelmente alguns dos objectivos do ensino escolar, cuja função é educar indivíduos activos e participativos na sua sociedade, de modo a que estes, tendo os saberes necessários, possam tomar decisões civicamente coerentes. A metodologia foi de natureza qualitativa, suportada na técnica de análise de conteúdo. A partir de um levantamento de termos positivos e negativos associados à Conservação da Natureza tentou-se averiguar de que forma é abordado nos manuais do 5º ano de escolaridade este conceito. Foram também tidas em conta algumas visões de Ética Ambiental. Segundo os resultados obtidos podemos afirmar que a temática da Conservação da Natureza está presente em todos os manuais, embora em quantidade, forma e locais diversos. Esta pesquisa vem propiciar um debate relativo às mensagens que são passadas pelos meios auxiliares de ensino, no sentido de se dar uma mudança de atitudes, com o objectivo de se encontrarem soluções para a crise ambiental com que nos deparamos.
  • Nowadays environmental issues have become one of the key points to be discussed and explained in our society. To help us achieve sustainable development we must change the way we look at nature and how we deal with its components. Important factors that allow the change of thinking are the knowledge and understanding of our surroundings, and these are undoubtedly some of the goals of school education, whose function is to educate individuals active and involved in their society, so that they, taking the necessary knowledge, can make decisions civically coherent. The methodology used was of qualitative nature supported by content analysis. From a survey of positive and negative terms associated with the Conservation of Nature we tried to determine how this concept is covered in the teaching manuals of the 5th grade. In this work were also taken into account some visions of Environmental Ethics. According to the results we can say that the theme of Nature Conservation is present in all the manuals, but in diferent quantity, form and localizations. This study provides a discussion on the messages that are passed by teaching aids, in order to make a change in attitudes, with the aim of finding solutions to the environmental crisis we face.
Issue Date: 
2011
Citation: 
Oliveira, Rui Miguel Valente da Silva - A conservação da natureza em manuais de ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade [Em linha]. [Lisboa] : [s.n.], 2011. 111 p.
Keywords: 
  • Ensino das ciências
  • Ensino básico
  • 2º Ciclo
  • Educação ambiental
  • Cidadania
  • Conservação da natureza
  • Desenvolvimento sustentado
  • Nature conservation
  • Environmental ethic
  • Environmental education
  • Sustainable development
URI: 
Rights: 
restrictedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1869
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.