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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/1879
Título: 
Educação holística : possibilidades de adequação ao sistema educativo português
Autor(es): 
Mateus, Carlos Mário Fernandes
Descrição: 
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Filosofia da Educação apresentada à Universidade Aberta
Resumo: 
A Educação Holística é um paradigma educacional que emergiu formalmente nos anos 80 do século XX. Os seus fundamentos podem ser encontrados nas pedagogias naturalistas, centradas no aluno e na aprendizagem, na filosofia perene e nas conceções transdisciplinares da ciência, bem como nas tradições espirituais tanto do ocidente como do oriente. Tem dois princípios fundamentais: a ideia de que o todo está na parte assim como a parte está no todo e a ideia de que tudo está interligado. A finalidade da educação holística é o desenvolvimento integral da pessoa humana, considerando e cuidando as suas dimensões corporal, emocional, mental e espiritual, tendo como propósito a manifestação do potencial existente em cada pessoa e a sua autorrealização. O estudo empírico procurou identificar e compreender as possibilidades de adequação da educação holística ao sistema educativo português. Para o efeito, e considerando o desenho curricular do sistema de ensino da época, considerámos o contexto das áreas curriculares não disciplinares como o mais adequado para a implementação de um projeto que designámos por Oficina Holística. Este projeto centrou-se no âmbito do desenvolvimento da ecologia pessoal, e foi desenvolvido em quatro estabelecimentos de ensino, abrangendo o Jardim-de-infância, os três Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, envolvendo oito níveis de ensino. O projeto incluiu um conjunto de práticas e atividades que tiveram por objetivo facilitar o autoconhecimento, a autorregulação psicofisiológica e a autodireção, procurando desta forma responder às necessidades de desenvolvimento integral dos alunos, nas suas diversas dimensões. Considerando as diversas limitações ao estudo, concluímos que a implementação da educação holística no contexto curricular do sistema educativo vigente – uma disciplina entre outras – desvirtua os princípios e os propósitos da educação holística, embora possa contribuir para o autoconhecimento, por parte de alguns alunos, bem como para a criação de estratégias pessoais de autorregulação dos seus estados emocionais, corporais e mentais, e, consequentemente, para a sua autorrealização.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
Mateus, Carlos Mário Fernandes - Educação holística [Em linha] : possibilidades de adequação ao sistema educativo português. [Lisboa] : [s.n.], 2011. XIV, 460 p.
Palavras-chaves: 
  • Filosofia da educação
  • Educação alternativa
  • Educação
  • Holismo
  • Modelos educativos
  • Projetos de educação
  • Desenvolvimento do indivíduo
  • Cognição
  • Corpo humano
  • Relaxamento
  • Desenvolvimento emocional
  • Inteligência emocional
  • Meditação
  • Aprendizagem
  • Portugal
  • Holistic education
  • Holistic paradigm
  • Integral education
  • Alternative education
  • Integrated curriculum
  • Perennial philosophy
  • Personal ecology
  • Wisdom
  • Body education
  • Emotional education
  • Mental education
  • Spiritual education
  • Meditation
  • Relaxation
Endereço permanente: 
Licença: 
restrictedAccess
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/1879
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