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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2182
Title: 
Lideranças intermédias : tomada de decisão e comunicação em Departamento Curricular num Agrupamento de Escolas : estudo de caso
Author(s): 
Pires, Isabel Maria Gomes
Description: 
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • A investigação que agora apresentamos, é o resultado de um estudo empírico que realizámos no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão Educacional. As lideranças intermédias na organização escolar têm vindo a adquirir muita importância, podendo ser potenciadoras da melhoria de eficácia e eficiência das escolas. Os Agrupamentos de Escola fizeram surgir Departamentos Curriculares com um considerável número de docentes alterando-se por sua vez as funções e práticas do Coordenador de Departamento. A legislação atual que legitima os órgãos de gestão acabou com a democraticidade e colegialidade da eleição dos representantes dos docentes. Com base nestas transformações, e a partir de um estudo de caso num Agrupamento de Escolas situado no centro norte do país, procurámos perceber de que modo se processa agora a tomada de decisão e a comunicação em Departamento Curricular. Começámos o nosso estudo pelo enquadramento teórico normativo uma vez que as alterações em educação decorrem dos normativos emanados pela Administração Central e o recurso à legislação permite compreender as mudanças socioeducativas e a contextualização "do tempo presente" (Lima, 2011). Procedeu-se de seguida à revisão da literatura nos aspetos essenciais para o desenvolvimento do nosso estudo - análise das lideranças intermédias; a tomada de decisão e a comunicação na organização escolar - para se selecionarem as metodologias e técnicas a aplicar. Optou-se então pelo estudo de caso com o recurso a técnicas metodológicas diversificadas (entrevistas e questionários), auscultando-se alguns dos agentes educativos, diretora do agrupamento, e professores de todos os grupos disciplinares. A apresentação e análise de dados permitiu-nos concluir que apesar do órgão de gestão ser unipessoal se reconhecem lideranças intermédias na escola, independentemente das mudanças impostas a nível da administração central, havendo uma adaptação às novas realidades educativas decorrentes da participação / colaboração, tomada de decisão e comunicação assertiva que se vai desenvolvendo.
  • The research here presented is the outcome of an empirical study done on the scope of a Master degree on Educational Administration and Management. The intermediate leaderships in school organization have been getting too important and can trigger a better efficiency in schools. The school groupings led to the appearance of curricula Departments with a notable number of teachers, altering in turn the functions and practices of Department Coordinator. The present legislation that enforces the managements structures put an end to the democratic quality and collegial assumption of the teachers representatives. Based upon these changes and from a study case in a school group in the north centre of the country, we have tried to understand how decision making and communication in a curriculum department are taken. Our study starts with the theoretical normative frame, since the changes in education derive from the norms proceeding from the Central Administration and to the resort to legislation allow the socio-educational changes and the contextualization of the "present time"( Lima:2011) are understood. Next we revised the literature on the essential features for the improvement of our study - analysis of intermediate leaderships; decision making and communication in school organization - to select the methodologies and techniques to be applied. We then opted for a case study resorting to diverse methodological techniques (interviews and questionnaires), enquiring some educational agents, the group headmistress and teachers from all disciplinary groups. The presentation and analysis of the data made us conclude that in spite of an unipersonal management organ, there's a recognition of intermediate leadership in the school, independent of the impose changes by the central administration and the existence of an adaptation to the new realities in education, derived from the participation/cooperation, decision making and assertive communication being developed.
Issue Date: 
2012
Citation: 
Pires, Isabel Maria Gomes - Lideranças intermédias [Em linha] : tomada de decisão e comunicação em Departamento Curricular num Agrupamento de Escolas : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2012. [157] p.
Keywords: 
  • Organização escolar
  • Educação
  • Liderança
  • Departamento curricular
  • Comunicação organizacional
  • Decisão
  • Estudo de casos
  • Liderança intermédia
  • Intermediate leadership
  • Decision making
  • Organizational communication
  • School organization
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2182
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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