You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2186
Title: 
A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
Author(s): 
Reis, Teresa Cristina Antunes
Description: 
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • Assiste-se cada vez mais a uma maior integração de minorias étnicas, culturais e religiosas nos países ocidentais sendo de todo pertinente a promoção de uma educação intercultural. Neste contexto, a comunidade escolar é também hoje formada por diversos grupos étnicos com crenças e costumes próprios. A diversidade entre os alunos sempre foi uma característica das turmas. Diversidade implica troca de experiências e um crescimento pessoal e social da criança concretizado de forma harmoniosa. O objetivo principal deste trabalho é, pois, mostrar como a escola, mais precisamente a biblioteca escolar, pode tratar a diversidade cultural. Neste sentido, começamos por refletir sobre algumas questões colocadas pela educação intercultural; pelo papel das bibliotecas nesse contexto, e em particular no que se refere ao lugar da literatura infantil numa educação que valorize a solidariedade entre os indivíduos e os povos. Apresenta-se, em seguida, um estudo empírico em que a literatura entra como forma de ajudar o aluno a adquirir um conhecimento geral da realidade e do Mundo mas também, e sobretudo, como forma de o ajudar na resolução de questões, dilemas e dúvidas internas que fazem parte do seu processo de crescimento, no contexto de uma sociedade multicultural. Este trabalho de investigação pretende salientar o papel da biblioteca escolar e da leitura na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença.
  • Nowadays there is an increase concerning ethnic, cultural and religious minorities’ integration in the occidental countries being extremely important the intercultural education. According to this subject, the school is also formed by several ethnic groups with their own believes and habits. The diversity among students has always been a characteristic of classes. Diversity involves an exchange of experiences and child’s personal, social growth defined in a bright way. The aim of this work is mainly to express how school, the school library specifically, can deal with cultural diversity. According to this subject, we start by thinking of some questions concerned with intercultural education; the libraries’ role in this context, particularly in what children’s literature is concerned and in the value of solidarity among individuals. This study presents an empirical study, in which children’s literature is a way of helping the students to acquire a general knowledge of reality and the world, but also, and mainly, a way to help them to solve questions, dilemmas and doubts that are connected with their growth in a multicultural society. This work aims to show the importance of school library’s role, and of reading, to promote the values of tolerance, solidarity, cooperation and respect.
Issue Date: 
2011
Citation: 
Reis, Teresa Cristina Antunes - A biblioteca escolar e a diversidade cultural [Em linha] : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural. Lisboa : [s.n.], 2011. 124 p.
Keywords: 
  • Multiculturalismo
  • Bibliotecas escolares
  • Educação intercultural
  • Informação/bibliotecas,papel
  • Literatura infantil
  • Cultural diversity
  • Intercultural education
  • Children’s literature
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2186
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.