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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2306
Title: 
Avaliação de sistemas Web 2.0 com os utilizadores
Author(s): 
Ferreira, Marcel Henrique Xavier
Description: 
Dissertação de Mestrado em Comércio Electrónico e Internet apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • Os consumidores virtuais quando procuram informações sobre um produto de seu interesse preferem confiar em recomendações feitas por outros consumidores do que em uma recomendação feita pela própria loja. No comércio electrónico, os consumidores podem estar em toda parte do planeta e para que eles possam trocar suas experiências de compra em determinada loja virtual, podem recorrer aos sistemas de recomendação de produtos. O que é consideravelmente importante para eles. Isto também encurta o tempo gasto na procura e facilita no seu processo de decisão de compra. Mas somente um sistema de recomendação “web 2.0” de produtos satisfaz esta necessidade. Isto é o que, primeiramente, o presente estudo fez constatar. E não só: recorrendo originalmente aos próprios utilizadores dos sistemas de recomendação de produtos através de um questionário disponibilizado na internet, também fez tomar conhecimento de que quando estas recomendações apresentam, para além de comentários em texto e notas de classificação, imagens e vídeos do produto adquirido pelos antigos consumidores torna a recomendação ainda mais confiável e melhora o processo de decisão de compra. Porém, o que esta investigação também veio constatar, é que este recurso ainda não é muito utilizado pela indústria de comércio electrónico. Mas o que os gestores de uma loja virtual precisarão interiorizar é que o conceito de recomendação “web 2.0”, aliado à exposição de imagens e vídeos, de forma a melhor elucidar o produto anunciado, acaba por influenciar substancialmente na tomada de decisão de compra, convertendo ainda mais os navegadores em consumidores.
  • The virtual consumers when seeking information about a product of own interests prefer to trust recommendations from other consumers than on a recommendation made by the store. In e-commerce consumers may be everywhere on the planet and so they can exchange their shopping experiences at some shop, may resort to product recommendation systems. What is pretty important to them. This also shortens the time spent searching and facilitates the process of their buying decision. But only a recommendation products system "web 2.0" meets this need. This is what, first, this study did find. Not only that, originally using the users own systems for product recommendation abeam of a questionnaire available on the internet, also made aware that when these recommendations have, in addition to text comments and ratings notes, images and videos of the product acquired by former consumers makes the recommendation even more reliable and improves the process of purchase decision. However, this research also came to note is that this feature is not yet widely used by the industry of electronic commerce. But what an online store managers need to internalize is that the concept of web 2.0 recommendation, coupled with the exposure of images and videos, in order to better elucidate the advertised product, has an impact substantially in making purchasing decision, making further browsers into buyers.
Issue Date: 
2012
Citation: 
Ferreira, Marcel Henrique Xavier - Avaliação de sistemas Web 2.0 com os utilizadores [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 87, 18 p.
Keywords: 
  • Comércio eletrónico
  • Internet
  • Web 2.0
  • Consumidores
  • Produtos
  • Qualidade do produto
  • Avaliação
  • Imagem
  • Web 2.0 Recommendation Systems
  • Products Recommendations Systems
  • Evaluation user
  • Electronic commerce
  • Images and videos expositions
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2306
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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