Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2414
- Title:
- Visualização espacial e hipermédia na aprendizagem em geologia : geospaço : uma aplicação educativa
- Andrade, Godoberta
- Tese de Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Metodologia do Ensino apresentada à Universidade Aberta
- Em contexto educativo, a exploração das muitas e diversas potencialidades que as novas ferramentas tecnológicas oferecem e, em especial, o computador, levanta várias questões, para as quais são ainda poucas as respostas. Este trabalho teve como principal finalidade a construção de uma aplicação hipermédia Geospaço que, dentro do domínio da Geologia, resolvesse dificuldades de aprendizagem de conceitos de natureza tridimensional, que facilitasse a visualização mental de objectos 3D, a partir de representações bidimensionais como mapas, cartas, cortes geológicos, etc. e que, promovesse o desenvolvimento da aptidão visuo-espacial Na concepção e desenvolvimento de Geospaço foram consideradas várias contribuições de diferentes domínios de investigação como o das Tecnologias de Informação e Comunicação, da Psicologia e do Ensino e Aprendizagem da Geologia. O impacto da exploração de Geospaço pelos alunos em contexto de sala de aula corroborou a importância da utilização das aplicações hipermédia para a compreensão e visualização de conceitos de características tridimensionais e para facilitar a execução de tarefas a partir de representações bidimensionais que envolvem processos mentais de transformação dessas representações como rotações, intersecções e cortes. A investigação teórica desenvolvida e a reflexão sobre os resultados obtidos permitem afirmar que, na aprendizagem apoiada numa aplicação hipermédia, devem ser considerados todos os factores que podem influenciar o desempenho dos alunos na exploração e nas tarefas pedidas nessa aplicação, e ter em atenção que existem conteúdos curriculares mais apropriados do que outros para serem abordados através deste tipo de aplicações.
- In an educational context the use of new technological tools, particularly computer technology, raises several questions for which we do not yet have the answers. The main aim of this work is the construction of a hypermedia application Geospaço that will resolve learning difficulties related to three-dimensional learning concepts, as applied to geology, as well as facilitating mental visualization of objects in 3D from two-dimensional representations such as maps and geological cross sections. The development of spacial-visual aptitudes is also aimed at. Various contributions from different areas of research, such as Information and Communication Technologies, The Psychology of Teaching and Learning Geology, were used in developing Geospaço. In a classroom context, the impact on students using Geospaço confirmed the importance of using hypermedia software to aid in the understanding and visualization of three-dimensional concepts as well as making it easier to complete set tasks based on two-dimensional representations which involve mental processes to transform these representations such as rotations, intersections and cross-sections. The theoretical investigation and reflections on data obtained from the empirical study allow us to affirm that, in learning with the use of hypermedia applications, factors that influence the way a student applies himself to exploring the tasks required by this programme must be taken into consideration. It must also be taken into account that some curricula might lend themselves better to the use of this type of application than others.
- 2005
- Andrade, Godoberta - Visualização espacial e hipermédia na aprendizagem em geologia [Em linha] : geospaço : uma aplicação educativa. [Lisboa] : [s.n.], 2005. VII, 460 p.
- Ensino das ciências
- Ensino da geologia
- Perceção visual
- Espaço hipermédia
- Aprendizagem
- restrictedAccess
- outro
- http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2414
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.