You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3284
Title: 
Literatura africana numa perspectiva intercultural para alunos dos PALOP de nível A2
Author(s): 
Cortez, Celeste das Flores Raposo Belicha
Description: 
Dissertação de Mestrado em Português Língua Não materna apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • A introdução da literatura em Português Língua Não Materna (PLNM) é útil do ponto de vista didático para a formação dos alunos estrangeiros, ajudando-os a construírem a sua personalidade linguística, a tornarem-se cidadãos conscientes, a desenvolverem a alteridade, a consolidarem o conhecimento de si próprios, do “Eu” e do “Outro”, respeitando-se, no sentido de fomentarem a consciência crítica intercultural. Estes aspetos não podem ser omissos nem relegados para segundo plano no processo de ensino /aprendizagem de uma língua estrangeira. A introdução à literatura e o desenvolvimento de uma consciência crítica intercultural deverá constituir um projeto de prática pedagógica em PLNM, com o objetivo de promover competências leitoras, competências interculturais e, simultaneamente, dotar os alunos de um conjunto de saberes linguísticos. O presente projeto de investigação visa a introdução da literatura/ o texto literário numa perspetiva intercultural nas aulas de PLNM, bem como as estratégias e as metodologias a adotar em atividades que promovam a consciência crítica intercultural no desempenho do aluno nas aprendizagens interculturais. Evidencia-se, igualmente, a autonomia do aluno na concretização dessas aprendizagens, da relação que estabelece com o “Outro”, partindo de experiências e de formas de vivenciar o mundo que o rodeia. De modo atingir os objetivos acima mencionados proponho a planificação de uma unidade didática, onde se prevê a leitura de um excerto de uma narrativa com alguma extensão. O capítulo que selecionei pertence à obra “Parábola do Cágado Velho” de Pepetela. Proponho igualmente a análise de um poema “Morna” de Carlota de Barros. Estruturalmente este trabalho está dividido em três capítulos, cada um composto por subcapítulos. No primeiro capítulo fundamenta-se a introdução da literatura em PLNM numa perspetiva intercultural. No segundo capítulo é feita uma breve análise ao modelo de Byram para o desenvolvimento da interculturalidade, bem como a importância leitora para aprendizagem de uma língua estrangeira. No terceiro capítulo apresentam-se atividades a desenvolver antes, durante e após a leitura do excerto. Em Apêndice encontra-se um Guião de Leitura Orientada para o excerto que selecionei da obra de Pepetela, “Parábola do Cágado Velho” e um outro Guião para um poema “Morna” de Carlota de Barros.
  • The introduction of literature in PLNM (Portuguese as a non-native Language) is way useful under a didactic perspective, so that foreign students may have a fully Portuguese language education, helping them to build their own linguistic personality. This way they are able to become conscious citizens, developing their own knowledge of “me and the other”. They also consolidate the knowledge of themselves, “Myself” and the “Other”, respecting their own selves, in the sense that they develop intercultural critical conscience. These aspects should not be omitted or put aside in a second row of priorities in a foreign language teaching / learning process. The introduction of literature and the development of an intercultural critical conscience should establish a pedagogical practice project in PLNM, with the goal of promoting reading skills, intercultural skills and, simultaneously, giving the students a set of linguistic knowledge. The actual investigation project aims at introducing literature / the literary text, in an intercultural perspective, in the PLNM classes. It also aims at introducing strategies and methodologies ready to be used in activities which promote intercultural critical conscience in the student’s performance in his intercultural learning process. The student’s autonomy is also highlighted in the attainment of the learning process. He should be aware of the relationship he develops with the “Other”, having had, as a starting point, shared experiences and shared forms of looking at the surrounding world. In order to reach the goals mentioned above I will put forward to consideration a planning of a didactic unit, where the reading of an excerpt of a quite long narrative is foreseen. The chapter I selected belongs to the book “Parábola do Cágado Velho” by Pepetela. I also propose the analysis of a poem “Morna” by Carlota de Barros. My paper is divided into three chapters, each one made up of sub-chapters. In the first chapter I establish the introduction of literature in PLNM in an intercultural perspective. In the second chapter I make a brief analysis to the Byram model or the development of interculturality, as well as the importance of reading in the learning of a foreign language. In the third chapter I put forward some activities to be developed before, during and after the reading of the excerpt. In the appendix there is an Orientated Reading Guide for the excerpt I selected from Pepetela’s book, “Parábola do Cágado Velho” and another guide for the poem “Morna” by Carlota de Barros.
Issue Date: 
2013
Citation: 
Cortez, Celeste das Flores Raposo Belicha - Literatura africana numa perspectiva intercultural para alunos dos PALOP de nível A2 [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 136 p.
Keywords: 
  • Literatura africana
  • Ensino de línguas
  • Língua portuguesa
  • Português língua não materna
  • Ensino da literatura
  • Texto literário
  • Educação intercultural
  • Alteridade
  • Portuguese for non-natives
  • Intercultural competence
  • Otherness
  • Literature/literary text
URI: 
Rights: 
restrictedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3284
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.