You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3285
Title: 
O teatro como disciplina de educação artística : um projeto na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol
Author(s): 
Abreu, José Gouveia
Description: 
Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • O objeto de estudo desta pesquisa centra-se no Teatro como Disciplina de Educação Artística: um projeto na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, que durante dez anos letivos esteve em funcionamento no 3.º ciclo do ensino básico. A questão principal da pesquisa foi formulada da seguinte forma: – Qual é o significado atribuído pelos alunos da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol à sua experiência na disciplina de Teatro, entre 2003 e 2012? Esta pesquisa incide portanto num contexto educativo formal, descrevendo os aspetos de fundamentação, conceção, implementação, retroação e avaliação deste projeto com grupos de alunos que frequentaram a disciplina de Teatro, no período de 2003 até 2012. O trabalho empírico assenta numa metodologia qualitativa de ação-investigação, pós -facto, tendo como estrutura orientadora o modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993, 2005). Esta metodologia permitiu-nos apreender e reconstituir as narrativas vivenciais das viagens artísticas e teatrais realizadas em contexto de sala de aula e extra sala de aula, com alunos/sujeitos de 7.º, 8.º e 9.ºanos de escolaridade. Esta narrativa foi construída, analisada e interpretada a partir de documentos, jornal de bordo, registos fotográficos, registos videográficos e entrevistas semiestruturadas, que permitiram a resposta à questão principal da pesquisa. Os principais resultados obtidos com a pesquisa destacam o contributo do Teatro para o desenvolvimento pessoal, artístico e cultural dos jovens, realçando também o sentido da relevância e participação desta disciplina nas práticas escolares.
  • The object of study in this research is focused in Theatre as an Arts Education subject: a project in Ponta do Sol Elementary and Secondary School, which for ten school years has been running in the 3rd cycle of basic education. The main question of this research was formulated as follows: - What is the meaning given by students from Elementary and Secondary School of Ponta do Sol to their experience in the subject of Theatre, between 2003 and 2012? This research therefore focuses on a formal educational context, describing aspects of reasoning, design, implementation, feedback and evaluation of this project with groups of students who attended the subject of Theater, from 2003 until 2012. The empirical work is based on a qualitative methodology of action-research, post facto, having as guiding structure the model of Pedagogical Relationship of Renald Legendre (1993, 2005). This methodology allowed us to seize and rebuild the experiential narratives of the theatrical and artistic journeys executed inside and outside the classroom, with students / subjects from the 7th, 8th and 9th grades. This narrative was built, analysed and interpreted, based on documents, logbooks, photographic records, video records and semi-structured interviews that allowed an answer to the main question. The main results obtained from the research highlight the contribution of Theatre for personal, artistic and cultural development of young people, enhancing the sense of relevance and interest of this subject in school practices.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Abreu, José Gouveia - O teatro como disciplina de educação artística [Em linha] : um projeto na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol. Lisboa : [s.n.], 2014. 187 p.
Keywords: 
  • Educação artística
  • Teatro
  • Arte dramática
  • Atividade escolar
  • Projetos de educação
  • Investigação ação
  • Arts education
  • Theatre education
  • Drama activities
  • Drama teacher
  • Action research
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3285
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.