You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3893
Title: 
Ler por prazer : contributos para a promoção da leitura literária em contexto escolar
Author(s): 
Barreto, Maria Clara Marques
Description: 
Dissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • Cientes de que o hábito de ler, contribuindo decisivamente para a formação global do individuo, para uma melhor qualidade de vida, e condição essencial para o exercício da cidadania, constitui um forte indicador do nível de desenvolvimento de uma sociedade, sentimos vontade pessoal e necessidade profissional de aprofundar conhecimentos relativamente à promoção da leitura literária e aos benefícios que dela decorrem. Também à Escola – não o esqueçamos – compete trabalhar no sentido de desenvolver as competências leitoras, motivar para a leitura literária e formar leitores competentes. Levar os alunos a desfrutar do texto literário enquanto objeto estético plurissignificativo, catalisador de sensibilidade, criatividade, imaginação e bom gosto deve, assim, constituir uma das prioridades da Escola. A competência leitora – como muito bem sabemos – está intrinsecamente ligada ao conhecimento escolar e ao sucesso educativo, contribuindo para uma maior igualdade de oportunidades das nossas crianças e jovens. Há, no entanto, para além destas premissas, outra merecedora de consideração: a leitura literária enquanto atividade enriquecedora e gratificante, simultaneamente fonte de conhecimento, prazer e evasão. Assim, este estudo, desenvolvido junto de alunos da Escola Secundária Professor Doutor Flávio Pinto Resende, única escola secundária do concelho de Cinfães, visa dois objetivos essenciais: conhecer, por um lado, os hábitos de leitura literária da população discente matriculada no Ensino Secundário Regular e, por outro, delinear, em função do perfil traçado, um conjunto de atividades de promoção da leitura literária para, numa fase posterior, desenvolver junto dessa mesma população. Saliente-se o facto de o corpus textual proposto incidir essencialmente sobre a literatura portuguesa, pois acreditamos que temos excelentes autores, cuja obra urge dar a conhecer aos nossos jovens. Para tal, propomos que algumas das atividades a desenvolver se baseiem em conceitos-chave da literatura comparada que, como é sabido, oferece um campo de trabalho tão vasto quanto aliciante.
  • Having in mind that the habit of reading, contributing significantly to the overall formation and improved quality of life of the individual, is a strong indicator of the level of development of a society, we feel a personal wish and professional need to deepen our knowledge about the promotion of literary reading and the benefits that come from it, because school – let’s not forget – also has the obligation to improve reading skills, to encourage literary reading and educate readers. The reading competence - as we well know - is inextricably linked to school knowledge and academic success, contributing to improve the equality of opportunities for our children and youth. There is, however, besides this evidence, another which is worth considering: reading as a recreational, enriching activity and as a source of evasion and pleasure. Thus, this study, developed with the students from Escola Secundária Professor Flávio Pinto Resende, the only secondary school in the municipality of Cinfães, pursues two key goals: to know, on the one hand, the habits of literary reading of the student population enrolled in the secondary school and, on the other hand, to outline a set of activities to promote literary reading in order to, in a later stage, propose and develop with this same population.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Barreto, Maria Clara Marques - Ler por prazer [Em linha] : contributos para a promoção da leitura literária em contexto escolar. Lisboa : [s.n.], 2014. 123 p.
Keywords: 
  • Educação
  • Leitura
  • Promoção da leitura
  • Texto literário
  • Literatura comparada
  • Leitores
  • Literary reading
  • Educating readers
  • Literature
  • Comparative literature
  • Education
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3893
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.