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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3910
Title: 
A dimensão da escola conta? : um estudo de caso múltiplo sobre os efeitos da fusão de agrupamentos de escolas no seu capital social
Author(s): 
Mesquita, Magda Pinto Elyseu
Description: 
Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • A constituição de agrupamentos de escolas de grandes dimensões iniciada com a publicação da Resolução de Conselho de Ministros nº 44/2010, de 14 de junho, originou alguma convulsão um pouco por todo o país pelas profundas mudanças que viria a impor à gestão e administração dos estabelecimentos públicos de ensino. Nesta investigação procurou compreender-se as consequências da agregação de agrupamentos de escolas na qualidade das relações entre a direção e os professores, nas relações profissionais entre pares e no grau de participação dos docentes na vida do agrupamento. O estudo encontra enquadramento teórico na noção de capital social, aplicada no entendimento dos benefícios decorrentes dos laços criados entre indivíduos de um mesmo grupo ou rede relacional, tendo por base princípios como a confiança e a reciprocidade. A pesquisa empírica incidiu sobre três agrupamentos de escolas da zona centro de Portugal e recorreu a entrevistas aos respetivos Diretores, à aplicação de um inquérito por questionário ao seu corpo docente e à análise documental. O objeto de investigação foi analisado sob três variáveis (os efeitos da agregação dos agrupamentos nas relações entre o/a Diretor/a e o corpo docente, os efeitos da agregação dos agrupamentos nas relações docentes interpares e os efeitos da agregação no envolvimento e participação dos professores na vida da escola). Embora na perspetiva dos sujeitos participantes na investigação as relações entre diretor e professores, bem como as relações docentes interpares, não tenham sofrido mudanças significativas, o grau de envolvimento e de participação na vida da escola diminuiu por força das circunstâncias criadas pela criação do “mega-agrupamento”.
  • The formation of large clusters of schools which began with the publication of the Resolution of the Council of Ministers No. 44/2010, of June 14, caused some upheaval all over the country by the profound changes that would enforce on the management and administration of public schools. This research sought to understand the consequences of the aggregation of school clusters in the quality of the relations between management and teachers, professional peer relationships, and the degree of teacher participation in school life. The study relies on the notion of social capital as theoretical framework, which observes the benefits that arise from the bonds between individuals of the same group or network, based on principles such as trust and reciprocity. The empirical research focused on three school clusters in central Portugal and uses interviews to the Heads, the application of a questionnaire survey to the faculty and documentary analysis. The object of investigation was analyzed under three variables (the effects of the aggregation of clusters in relations between Head and faculty, the effects of the aggregation of clusters in the faculty peer relationships, and the effects of aggregation in the involvement and participation of teachers in school life). Although according to the perspective of the subjects participating in the research, the relationship between Head and teachers, as well as teacher relationships, have not undergone significant changes, the degree of involvement and participation in school life diminished because of the transformations caused by the creation of big school clusters.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Mesquita, Magda Pinto Elyseu - A dimensão da escola conta? [Em linha] : um estudo de caso múltiplo sobre os efeitos da fusão de agrupamentos de escolas no seu capital social. Lisboa : [s.n.], 2014. 483 p.
Keywords: 
  • Agrupamento de escolas
  • Dimensão
  • Pessoal da educação
  • Avaliação da educação
  • Professores
  • Liderança
  • Capital social
  • Relações interpessoais
  • Diretores
  • Social capital
  • Faculty professional relationships
  • Large school clusters
URI: 
Rights: 
embargoedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3910
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

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