You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4770
Title: 
A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas do 2º e 3º Ciclos e Secundário da Região Autónoma da Madeira : um contributo para a educação pela arte
Author(s): 
Abrantes, Susana Janice Fernandes Alves
Description: 
Dissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas Básicas do 2.º, 3.º ciclo e Secundário é um programa de Educação Artística promovido pela Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia - Direção Regional de Educação da Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira. Este programa foi implementado no ano letivo de 2005/2006 nas escolas básicas dos 2º e 3º ciclos e secundário, tendo como base de apoio o Documento Orientador das Modalidades Artísticas, onde constam as diretrizes para a sua dinamização. Sendo de caráter facultativo e integrado na componente extra curricular, tem como finalidade promover a sensibilização e execução dos cordofones tradicionais do Arquipélago da Madeira, contribuindo para a realização pessoal e comunitária dos alunos através da prática artística, elemento determinante para o sucesso em Educação. Entendendo educação como desenvolvimento geral do corpo e do espírito, o objetivo deste estudo consistiu em determinar a contribuição desta modalidade enquanto prática artística na educação. Pretendemos também aferir as potencialidades da modalidade enquanto projeto, abordando quatro vertentes: enquanto agente integrador e de boas práticas, na formação de músicos na região, na educação e construção de públicos de cultura e na contribuição para a disciplina de educação musical. Como conclusão, baseada em resultados obtidos através de uma abordagem metodológica mista, consideramos que a modalidade artística de cordofones contribui para o enriquecimento musical da Região Autónoma da Madeira através da criação de músicos e de públicos de cultura, sendo uma mais-valia para uma Educação de qualidade e para o desenvolvimento de competências socioculturais e sócioafetivas fundamentais nas sociedades contemporâneas. Conclui-se ainda que coopera na preservação, divulgação e preservação do património musical madeirense.
  • The Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas Básicas do 2.º, 3.º ciclo e Secundário, is a program sponsored by Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia - Direção Regional de Educação da Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira. This program was implemented in academic year 2005/2006 in primary schools of the 2nd and 3rd cycles and secondary, based on the Documento Orientador das Modalidades Artísticas, which set forth guidelines to galvanize them. Optional character and being integrated in extracurricular component aims to promote awareness and implementation of traditional string instruments in the Archipelago of Madeira, contributing to the personal development of students and community through artistic practice as it is crucial for success in education element. Understanding education and overall development of the body and spirit, the aim of this study was to determine the contribution of this modality as an artistic practice in education. We also aim to assess the potential of this modality as a project by addressing four aspects: as an integrating agent and best practices in the training of musicians in the region, education and construction of public culture and contribution to the subject of Music. In conclusion, based on results obtained from a mixed methodological approach, we consider that the artistic form of musical string instruments contributes to the enrichment of Região Autónoma da Madeira through the creation of musicians and public culture, being an asset for an Education quality and the development of socio-cultural competencies and fundamental socio affective in contemporary societies. We can also conclude that cooperates in the preservation, dissemination and preservation of the musical heritage of Madeira.
Issue Date: 
2015
Citation: 
Abrantes, Susana Janice Fernandes Alves - A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas do 2º e 3º Ciclos e Secundário da Região Autónoma da Madeira [Em linha] : um contributo para a educação pela arte. [S.l.] : [s.n.], 2015. 193 p.
Keywords: 
  • Educação artística
  • Projetos de educação
  • Educação musical
  • Cordofone
  • Madeira
  • Arts education
  • Chordophones
  • Project
  • Education
  • Artistic practices
URI: 
Rights: 
restrictedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/4770
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.