You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4986
Title: 
O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil UAB/Consórcio CEDERJ, do Município de Resende (Rio de Janeiro) : espaço de contribuição para formação inicial e continuada de professores
Author(s): 
Brandão, Alice Batista de Souza
Description: 
Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-leraning apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • A presente pesquisa tem como objetivo central a investigação sobre o papel e a contribuição do Polo de Apoio Presencial do Município de Resende, RJ, Brasil, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio CEDERJ), como infraestrutura de apoio à aprendizagem, na modalidade da Educação a Distância (EaD), nos cursos de formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. Nos Modelos de Educação a Distância existe sempre um sistema complexo de suporte ao estudante - neste caso, o foco é o centro presencial de suporte. O estudo reúne um conjunto de legislações inerentes à criação e implantação do Sistema UAB/CEDERJ numa escala temporal de 2000 a 2013 que permite apreciar as implicações de implantação e manutenção do Polo, sua representatividade na localidade, o processo de institucionalização, a dinâmica de participação dos mantenedores do Polo e a interação entre vários atores que atuam no Polo. A pesquisa é desenvolvida com a participação de 159 alunos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Matemática, História, Turismo e Pedagogia, 30 Professores da Educação Básica, 05 Gestores Escolares e os 02 Autores e Implementadores do Curso de Formação Continuada “O uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula”, no intuito de identificar o perfil destes sujeitos e a sua percepção no que tange ao papel e contribuição do Polo Resende na formação inicial e continuada de professores.
  • This study aims to analyze the role and contributions of the distance education support center of the Open University System of Brazil (UAB), associated to the Center of Science and Distance Education of the State of Rio de Janeiro (CEDERJ), located in the city of Resende, RJ, Brazil, as an infrastructure facility to support learning activities of distance education undergraduate courses for initial teacher training and activities of a continuing education program. In Distance Education Models there is always a complex support system for students – in this case, the focus is a face-to-face center. Initially, an overview of the key facts and legal acts related to the creation and implementation of the support center is shown for the time period 2000 to 2013, pointing out its relevance to the local and regional community, the structures and dynamical processes adopted to attend requirements of the UAB/CEDERJ system, and the roles and tasks of their many actors. A case study is developed with 159 undergraduate students of teacher training courses as Biology, Mathematics, History, Pedagogy and Tourism, 30 basic education teachers, 05 school managers and 02 authors/instructors of the teacher training course entitled "The use of technological tools in the classroom". This work also raises the profile of such a public and their perception regarding the role and contribution of the support center for teacher education.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Brandão, Alice Batista de Souza - O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil UAB/Consórcio CEDERJ, do Município de Resende (Rio de Janeiro) [Em linha] : espaço de contribuição para formação inicial e continuada de professores. [S.l.] : [s.n.], 2014. 136 p.
Keywords: 
  • Formação de professores
  • Ensino a distância
  • Projetos de educação
  • Brasil
  • Distance education models
  • Open University of Brasil
  • Support systems in EaD
  • Face-to-face support center
  • Teacher education
URI: 
Rights: 
restrictedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/4986
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.