You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5216
Title: 
Desafios interculturais e práticas docentes em contextos lusófonos : o caso de colégios privados em Angola
Author(s): 
Araújo, Ada de Jesus Faria
Abstract: 
  • A emigração de professores portugueses para Angola, para o exercício da atividade docente, convocou-nos para uma reflexão sobre os desafios interculturais que estes profissionais encontram na sua atividade letiva. No presente estudo, dá-se a conhecer a perspetiva de professores, com formação para a docência no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, que lecionam no Ensino Primário, em colégios privados de Luanda, integrados no sistema escolar de Angola. Os objetivos do estudo consistem em identificar, sob o ponto de vista do professor expatriado, as diferenças culturais que interferem na ação educativa; as dificuldades sentidas ao lecionar num sistema cujo contexto sociocultural é distinto do português; o valor da diversidade cultural na relação entre professor e aluno; a existência de diálogo intercultural entre professores portugueses e comunidade educativa; os benefícios profissionais das experiências de lecionação noutro sistema de ensino. Ao analisar a profissão docente, compreende-se a influência que o contexto e a sociedade exercem no ato educativo. Se a educação é um meio de difusão de cultura, a cultura tem implicações na educação. Com a globalização e a migração, desenvolvem-se sociedades multiculturais, que reforçam a necessidade de reflexão sobre a pertinência de diálogo intercultural e da educação intercultural. Estas sociedades heterogéneas refletem-se em escolas com as mesmas características, surgindo professores expatriados com culturas distintas dos seus alunos e da sociedade onde exercem funções. Assim, neste estudo, questiona-se: Quais os principais desafios interculturais que estes professores encontram num sistema de ensino diferente daquele onde e para o qual foram formados, em particular o caso de docentes portugueses no sistema de ensino particular angolano? Para responder a esta questão, entrevistaram-se 10 professores portugueses que se encontravam a lecionar no Ensino Primário em colégios de Luanda. A análise de conteúdo destas entrevistas permite-nos perceber que são diversas as formas de interpretar as experiências de se ser professor português em Angola. Concluindo-se, de uma forma geral, que os desafios destes professores relacionam-se com as atitudes, valores dos diversos intervenientes do processo educativo, bem como com questões relacionadas com a expressão e compreensão da Língua Portuguesa.
  • The fact that Portuguese teachers are emigrating to Angola in order to pursue their teaching careers has called us to reflect upon the intercultural challenges that these professionals will encounter throughout their educational careers. This study aims to show the perspective of teachers who are specifically trained to teach primary school in Portugal and now find themselves teaching primary students, in private schools, within the Angolan educational system. The aims of this study are to identify, according to the perspective of the expatriated teachers, the cultural differences that interfere with educational activity; the difficulties experienced while teaching in a system whose socio-cultural context is distinct of that of Portugal; the value of cultural diversity in terms of the relationship formed between the teacher and the student; the existence of intercultural dialogue between Portuguese teachers and the educational community and the professional benefits of the experiences acquired through teaching in a different educational system. The analysis of the teaching profession permits an understanding of the influence that the context and society exert on education. Multicultural societies are formed as a result of globalization and migration which reinforce the need for reflection as to the importance of intercultural dialogue within the intercultural educational context. These heterogeneous societies are reflected in schools with similar characteristics, bringing about expatriated teachers with cultural backgrounds that are distinct from those of their students and the society in which they teach. Therefore, this study begs the question: What are the main intercultural challenges faced by these teachers considering that they find themselves in a system which is different from the one which they were originally trained for, more specifically, the case of Portuguese teachers inserted into the private education system in Angola? In order to answer this question, 10 Portuguese teachers working in private primary schools in Luanda were interviewed. The analysis of the content of these interviews allows us to understand that, there are indeed, many ways to interpret the experiences of being a Portuguese teacher in Angola. It was concluded, very generally, that the challenges faced by these teachers are related to the attitudes, the values of the many elements of the educational process as well as the matters related to the expression and comprehension of the Portuguese language.
Issue Date: 
31-Mar-2016
Citation: 
Araújo, Ada de Jesus Faria - Desafios interculturais e práticas docentes em contextos lusófonos [Em linha] : o caso de colégios privados em Angola. [Porto] : [s.n.], 2015. 228 p.
Keywords: 
  • Educação intercultural
  • Países de expressão portuguesa
  • Ensino privado
  • Professores
  • Sistemas de ensino
  • Angola
  • Teaching profession
  • Education
  • Culture
  • Interculturality
  • Expatriated teacher
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5216
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.