You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5587
Title: 
"Encanta-me, canta-me histórias : a literatura para a infância de mãos dadas com a expressão musical"
Author(s): 
Adão, Maria Isabel Ramos dos Santos
Abstract: 
  • O trabalho que iremos apresentar pretende ser um instrumento de reflexão e aprofundamento crítico sobre uma prática, que vai demonstrar como, de uma forma lúdica e cativante, se pode utilizar a Literatura Infantil nos seus mais variados géneros e a Expressão Musical, em atividades de exploração, aprendizagem e criatividade. A partir dessas atividades, que devem ser motivadoras de forma a envolver o grupo de crianças do Jardim de Infância de Valdossos, pretendemos promover a aquisição de diversas competências associadas ao desenvolvimento da linguagem, nomeadamente no que se refere à oralidade. A questão que orientou a nossa pesquisa foi: “ Como construir, implementar e avaliar um Projeto Artístico-Pedagógico com enfoque na Literatura Infantil e na Expressão Musical, que contribua para o desenvolvimento da oralidade das crianças do Jardim de Infância de Valdossos?” O trabalho empírico vai assentar numa metodologia qualitativa. A partir da análise de toda a informação recolhida da observação direta, das gravações, fotografias, diálogos e registos das crianças, pudemos constatar que ambientes educativos que promovam o acesso à Expressão Musical e a Literatura Infantil nas suas mais diversas modalidades farão com que as crianças desenvolvam vários conhecimentos e adquiram competências importantes para a sua formação como um todo integrado. Constatámos também, que o contacto precoce com a Música e a Literatura interferem positivamente na aquisição e desenvolvimento de competências relacionadas com o desenvolvimento da oralidade, permitindo-nos verificar a relevância deste projeto.
  • The work that we present is intended as a reflection and critical deepening tool on a practice that will demonstrate how, in a playful and engaging way, you can use the Children's Literature, in it’s various genres, and Musical Expression in exploration activities, learning, and creativity activities. From these activities, which should be motivating in order to involve the group of children from Kindergarten Valdossos, we intended to promote the acquisition of various skills associated with the development of language, particularly in the relation to orality. The question that guided our research was: "How to build, implement and evaluate an artistic and educational project focusing on children's literature and musical expression that contributes to the development of children's oral Kindergarten Valdossos?” The empirical work will be based on a qualitative methodology. From the analysis of all the information gathered from direct observation, recordings, photographs, dialogues and child records, we found that educational environments that promote access to the Musical Expression and Children's Literature in its various forms will make the children develop skills for and acquire s important skills for your training as an integrated whole. We noted also that early contact with Music and Literature interfere positively in the acquisition and development of skills related to the development of orality, allowing us to see the relevance of this project.
Issue Date: 
26-Jul-2016
Citation: 
Adão, Maria Isabel Ramos dos Santos - "Encanta-me, canta-me histórias [Em linha] : a literatura para a infância de mãos dadas com a expressão musical". [S.l.] : [s.n.], 2015. 178 p.
Keywords: 
  • Educação pré-primária
  • Literatura infantil
  • Educação artística
  • Leitura
  • Música
  • Projetos de educação
  • Children's musical expression literature
  • Education pre-school
  • Verbal language
URI: 
Rights: 
restrictedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5587
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.