You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5718
Title: 
Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem
Author(s): 
Marques, João Carlos Ramos
Abstract: 
  • Esta investigação insere-se na área da Aprendizagem Suportada por Tecnologia (Technology Enhanced Learning -TEL) e tem como base de estudo a plataforma VemAprender definida sobre o sistema Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Apesar de não divulgada extensivamente ao público em geral, a utilização da plataforma colaborativa pela sua comunidade de utilizadores tem vindo a reduzir ao longo do tempo, pelo que importa saber até que ponto o sistema oferece - ou não - as características ideais e desejadas pelos utilizadores por forma à sua adoção / continuidade de utilização. A metodologia utilizada para analisar a situação descrita é o Estudo de Caso. Para compreender problemas subjacentes e responder a questões relacionadas com as características e estratégias em torno de sistemas semelhantes, procede-se à análise de diversas plataformas de objetos de aprendizagem, identificando-se características e práticas comuns. Na sequência desta análise define-se um conjunto de diretrizes para boas práticas a aplicar a este tipo de plataformas. Com base nas diretrizes identificadas, define-se um plano de ação para o VemAprender e realiza-se uma das ações na forma de experiência de utilização com um grupo de utilizadores por forma a aferir o impacto da mesma. Afere-se que, de forma geral e através da aplicação das diretrizes identificadas, o VemAprender pode ser melhorado em diversos aspetos. A experiência de utilização revela-se vantajosa ao prover uma melhoria global ao sistema e, portanto, à sua adoção e utilização futuras.
  • This research is within the area of Technology Enhanced Learning (TEL) and has the platform VemAprender as its base of study, set on the system Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Although not extensively disseminated to the public in general, the use of this collaborative platform by its user community has been reducing over time, so it is important to know to what extent the system offers - or not - the ideal and desired characteristics by users in order to its adoption / continuity of use. The methodology used to analyze the situation described is the Case Study. To understand the underlying issues and answer questions related to the characteristics and strategies in similar systems, it is made an analysis of several platforms of learning objects, identifying characteristics and common practices. Following this analysis, it is defined a set of guidelines of good practices to be applied to this type of platforms. Based on the guidelines identified, it is defined a plan of action for the VemAprender and one of the actions is carried through an experience of use with a group of users in order to assess its impact. It is concluded that, in general and by applying the guidelines identified, the VemAprender can be improved in several aspects. The user experience proves to be advantageous to provide an overall improvement to the system and, thus, to its adoption and use future.
Issue Date: 
16-Sep-2016
Citation: 
Marques, João Carlos Ramos - Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagem [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 127 p.
Keywords: 
  • Plataformas digitais
  • Aprendizagem
  • Objeto de aprendizagem
  • Boas práticas
  • Tecnologia da informação e comunicação
  • Learning objects
  • Technology enhanced learning
  • Information systems adoption
  • Good practices
  • Collaborative platforms
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5718
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.