You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5789
Title: 
Mundos virtuais e realidade aumentada : desenvolvimento e implementação de artefactos de média-arte digital para o ensino de educação musical no ensino básico
Author(s): 
Gomes, José
Abstract: 
  • As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), omnipresentes nas sociedades atuais, permitiram o alargamento dos contextos e momentos de aprendizagem, os quais se associaram às múltiplas fontes e recursos de aprendizagem, conduzindo a uma rede alargada de aprendizagens. Nos últimos anos adquiriram grande importância a internet e a Web 2.0. Neste contexto, as tecnologias de Mundos Virtuais (MV) e Realidade Aumentada (RA), apresentam-se como novos paradigmas de interação, envolvendo desafios e oportunidades únicas para os processos de ensino-aprendizagem Este trabalho descreve uma investigação realizada no campo educacional, e pretende contribuir para uma melhor perceção dos contributos destas tecnologias na área disciplinar de Educação Musical (EM) no 2.º Ciclo do Ensino Básico, através do desenvolvimento e implementação de protótipos de recursos educativos baseados em MV e RA. A modalidade de investigação seguiu os princípios da Development Research (DR), uma metodologia que determina a obtenção de dados empíricos sobre a efetividade dos protótipos, em conjunto com a filosofia preconizada no Design Centrado no Utilizador (DCU), através da qual se procura envolver os utilizadores no processo de desenvolvimento. A presente investigação é na sua essência um estudo descritivo, de natureza mista, envolvendo abordagens qualitativas e quantitativas, focando o desenvolvimento de recursos educativos digitais. A partir dos resultados da investigação foi possível constatar que os professores de EM estão recetivos à utilização de recursos educativos baseados em MV e RA, que os alunos utilizam e valorizam computadores e dispositivos móveis, que os protótipos desenvolvidos cumprem com requisitos de usabilidade e têm um efeito positivo na aprendizagem. Finalmente, constata-se que os utilizadores percecionam os recursos educativos como complementos simples e fáceis de aprender que gostariam de utilizar mais no futuro.
  • Information and Communication Technologies (ICT), ubiquitous in today’s societies, allowed the extension of the contexts and moments of learning, which are associated with multiple sources and learning resources, leading to an extensive network of learning. In recent years, the Web 2.0 and the internet acquired great importance. In this context, Virtual Worlds (VW) and Augmented Reality (AR) present not only challenges but unique opportunities for teaching and learning. This dissertation describes an investigation in the educational field, and aims to contribute to a better perception of the contributions of these technologies in the Musical Education (ME) area, focusing the 2nd Cycle of basic education, by developing and implementing educational resources based in VW and AR technologies. The research followed the principles of the Development Research (DR), a methodology that determines to obtain empirical data on the effectiveness of the prototypes, supported by a User-Centered Design (UCD) approach, a philosophy seeking to involve users in the development process. This research is, essentially, a descriptive mixed-nature study, involving qualitative and quantitative approaches focusing on the development of digital educational resources. The results show that ME teachers are receptive to the use of artifacts based on VW and AR technologies, that students widely use and value computers and mobile devices, that the prototypes meet usability requirements and have positive effects on learning. Finally, users see the prototypes as resources easy to use and learn that they would like to use more in the future.
Issue Date: 
23-Sep-2016
Citation: 
Gomes, José - Mundos virtuais e realidade aumentada [Em linha] : desenvolvimento e implementação de artefactos de média-arte digital para o ensino de educação musical no ensino básico. [Em linha] : [s.n.], 2016, 375 p.
Keywords: 
  • Ensino da música
  • Ensino básico
  • Realidades virtuais
  • Artefactos digitais
  • Recursos educacionais
  • Virtual worlds
  • Aaugmented reality
  • Music education
  • Educational technology
  • Learning and teaching
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5789
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.