You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5790
Title: 
Liderança, clima e conflitos na escola : um estudo de caso
Author(s): 
Pacheco, Florinda Maria Coelho
Abstract: 
  • Impõem-se hoje à escola novos papéis e, especialmente aos seus líderes, o desenvolvimento de capacidades de gestão adequada das relações; de modo a proporcionar um clima favorável ao bom desempenho e sucesso pessoal e profissional de todos os elementos escolares. Por isso, pretendemos analisar a liderança e a sua influência no clima e nos conflitos ocorridos nessas instituições. Assim, formulámos uma pergunta de partida que nos conduziu toda a investigação e que foi sendo reformulado, de acordo com a evolução dessa investigação e que foi sendo reformulada de acordo com a evolução dessa investigação: Que papel terá(ão) o(s) líder(es) na formação do clima da sua organização? Partimos da análise de um quadro teórico sobre a organização, o clima, os conflitos e a liderança (focalizando a vertente escolar/educativa) e perfizemos a investigação das práticas de dois Diretores e de um Coordenador de Estabelecimento, em duas escolas com 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, da zona norte de Lisboa. Para tal, optámos por recorrer a uma metodologia mista, privilegiando a componente qualitativa, mediante o estudo das três entrevistas realizadas a esses líderes. Paralelamente, aplicámos também um questionário a todos os docentes destes níveis de ensino, nessas duas escolas e fizemos registos complementares de observação direta. Do estudo resultou a conclusão de que a liderança é um fator determinante na definição do clima de uma organização. Verificámos que, se a liderança revelar um estilo autoritário, controlador e centralizado, observaremos um grau significativo de alheamento (por parte dos professores) a todo o processo educativo para além do estritamente académico. No caso do exercício de uma liderança mais democrática, com alguma capacidade de delegação e confiança, estas capacidades parecem contagiar a restante comunidade e acabam por provocar condutas de participação efetiva e colaboração real e efetiva de todos no processo educativo. Em suma, podemos afirmar que a qualidade do clima da organização depende do seu líder; acima de tudo na escola porque ele desempenha o papel principal e é o maior influenciador do clima na organização escolar.
  • New roles are expected from school nowadays and, from the leader, in particular, also the development of adequate relationship management to foster a favourable environment to personal and professional success of all the scholar elements, especially their leaders. Therefore, our main objective was to analyse leadership school and its influence on the environment and conflicts that occur in those institutions. So, we created a starting point for the investigation based on the question: What role should the leader(s) have in the organization’s environment structuring? Based on a theory focusing on the organization, the environment, the conflicts and the leadership (within an educational perspective), we analysed the practice and policies of two Directors (and one School Coordinator) of elementary schools, in the northern area of Lisbon. To accomplish that, we chose a mixed methodology, giving priority to the qualitative component, through three interviews to these leaders. In parallel, we administered a questionnaire to all the elementary level teachers of these two schools. The study led us to conclude that leadership is the decisive factor in the organization environment definition. We also realized that if leadership is more centralized, controlling and authoritarian, we will observe in the teachers a greater detachment of the whole educational process, beyond the strictly academic. But if a more democratic leadership style is developed, with some responsibility capacity and trust, we perceive that these capacities infect the whole community and give rise to behavioural conducts of effective involvement/participation and real collaboration from all, in all of the educational processes. In short, we can sustain that the quality of the organizational environment depends on the leader specially in the school; mainly because he/she has the main role in the organization and is the greatest influencer of school environment.
Issue Date: 
17-Mar-2016
Citation: 
Pacheco, Florinda Maria Coelho - Liderança, clima e conflitos na escola [Em linha] : um estudo de caso. [S.l.] : [s.n.], 2015. 1009 p.
Keywords: 
  • Educação
  • Organização escolar
  • Liderança
  • Mediação
  • Clima organizacional
  • Conflito
  • Leadership
  • Environment
  • Conflict
  • Mediation
  • School
  • Education
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5790
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.