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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/5890
Title: 
A diversidade intertextual d' A Correspondência de Fradique Mendes : dandismo e jogo(s) de apresentação/simulação
Author(s): 
Neto, Francisco José Sousa
Abstract: 
  • A Correspondência de Fradique Mendes de Eça de Queirós radica numa tradição textual que conheceu uma notória proliferação na literatura europeia do século XIX, nomeadamente em textos de Hippolyte Taine (Notes sur Paris) e Thomas Carlyle (Sartor Resartus). Na verdade, quando a obra é publicada, Fradique surge inserido num mistificador jogo textual, muito semelhante ao que Taine e Carlyle utilizaram para apresentar Graindorge e Teufelsdröckh, respetivamente. A produção ‘literária’ do dândi (um epistolário) vem acompanhada de um estudo biográfico, intitulado “Memórias e Notas”, onde um narrador anónimo, propositadamente confundível com Eça, recria o percurso humano e intelectual daquele originalíssimo ‘escritor’ entretanto falecido. Paralelamente a uma consistente estratégia autenticadora, o autor d’ Os Maias fornece ao leitor múltiplos indícios — por via da ironia, da hipérbole, do elemento burlesco — para que ele desconfie da veracidade da personagem e da genuinidade das cartas divulgadas, aspeto que nos remete para a construção igualmente humorística e ambivalente das obras de Taine e Carlyle. Um outro elemento comum às três produções literárias em estudo tem a ver com os laços que ligam Fradique, Graindorge e Teufelsdröckh a alguns dos traços distintivos da conduta dândi (de acordo com a teorização apresentada por Barbey d’Aurevilly e Baudelaire): a busca da originalidade e a recusa da uniformização, o culto da toilette e da aparência exterior, o desejo de surpreender e a impassibilidade.
  • Eça de Queirós’s fictional work A Correspondência de Fradique Mendes belongs to a text tradition which flourished in the late 19th century, namely with authors such as Hippolyte Taine (Notes sur Paris) and Thomas Carlyle (Sartor Resartus). When the book was published, Fradique was shown to be inserted in a mystifying textual game very similar to those adopted by Taine and Carlyle to present their respective heroes Graindorge and Teufelsdröckh – the alleged literary production of the dandy (an epistolary) is flanked by a biographical essay, “Memórias e Notas”, where an unidentified narrator (easily identifiable with Eça) recreates the human and intellectual itinerary of that most original supposedly deceased “author”. On one hand, Eça builds a consistent identifying strategy; on the other, he provides the reader with enough clues (by way of irony, hyperbole and burlesque) to make him doubt the authenticity of both the character and his letters. This is somewhat similar to the funny ambivalent construction of Taine and Carlyle’s books. These three works have something else in common — the distinctive features of a dandy (according to Barbey d’Aurevilly and Baudelaire’s theory) present in all three main characters, Fradique, Graindorge and Teufelsdröckh: the search for originality, the rejection of uniformity, the focus on clothes and external appearances, the wish to astonish, the phlegm.
Issue Date: 
13-Dec-2016
Citation: 
Neto, Francisco José Sousa - A diversidade intertextual d' A Correspondência de Fradique Mendes [Em linha] : dandismo e jogo(s) de apresentação/simulação. [S.l.] : [s.n.], 2015. 246 p.
Keywords: 
  • Queirós, Eça de, 1845-1900
  • Mendes, Fradique, (Personagens)
  • Literatura portuguesa
  • Fradiquismo
  • Dandismo
  • Intertextuality
  • Mystification
  • Ambivalence
  • Dandyism
  • Fradique
URI: 
Rights: 
restrictedAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/5890
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

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